O Dodge Viper SRT10 de 2008 tem mais do que os aficionados por desempenho sempre desejam: prendem seus ocupantes no banco, e faz isso com inéditos dotes de frenagem, conforto e agilidade de categoria mundial, um interior inspirado em carros de competição e um estilo externo audacioso.
Enquanto todos os SRT oferecem um desempenho equilibrado, o coração e a alma do novo Dodge é seu novo trem de força. Para 2008, o motor deixa para trás tudo que até agora foi oferecido, com um novo V-10 de alumínio e 8.4 litros que produz extraordinários 608 cavalos de potência e 77,5 kgm de torque.
''Um legendário caçador profissional disse uma vez 'traga armas suficientes' - e com o novo Dodge Viper SRT 2008, criamos uma poderosa artilharia para os entusiastas de carros esporte'', diz Kipp Owen, da SRT - Street Racing Technology Engineering, engenharia de tecnologia para corridas de rua. ''Com 608 cv, 90 a mais do que antes, e 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos, o Dodge Viper SRT10 estabelece uma nova marca para o definitivo carro esportivo americano''.
O novo SRT10 chegará às revendas norte-americanas da Dodge neste verão (meio do ano), com um novo nível de opções de customização, incluindo cinco novas cores externas, quatro novas combinações de cores internas e um novo desenho de rodas.
Trem de força - Quando os engenheiros da SRT decidiram colocar mais veneno no trem de força do Viper, seus objetivos não eram apenas de aumentar seu desempenho, mas também fazer face aos requisitos de lei, como os mandados de Tier 2, Bin 5 e LEV 2 californiano (veículo de baixas emissões).
O bloco de alumínio do V10 foi revisado para dar um diâmetro um milímetro maior, elevando o deslocamento de 8,3 litros para 8,4 litros. Com cavernas mais resistentes e camisas d'água melhoradas para uma melhor refrigeração, o bloco inclui camisas de ferro encaixadas sob pressão e mancais principais com parafusos cruzados para maior resistência e durabilidade.
O 8.4 respira através de novos cabeçotes equipados com câmaras de combustão cuja forma foi definida através de CNC, controle numérico por computador, válvulas maiores e VVT, tempo variável de válvulas. O VVT ajusta eletronicamente a abertura das válvulas de escape, de acordo com a velocidade e a carga do motor, permitindo que ele ''respire'' mais limpa e eficientemente.
O Viper canaliza sua força através de uma nova embreagem de dois discos de menor diâmetro (contra a unidade monodisco anterior, de maior diâmetro). A nova embreagem reduz a inércia rotativa em 18%, resultando em menor esforço no pedal e uma melhor ''sensação'' de engate.
A transmissão é a mais recente evolução da caixa manual Tremec T56 de seis marchas, conhecida como TR060. As marchas são 10% mais longas para maior capacidade de torque e trabalham com um novo conjunto de sincronizadores. Um novo sistema de trambulação resulta em menor curso da alavanca. Os pilotos de clubes de competição terão agora a vantagem de um radiador de óleo externo.
Estilo externo - Tanto o cupê como o roadster Dodge Viper SRT mantêm seu característico botão vermelho de partida e seu painel de instrumentos altamente funcional, dedicado ao desempenho com o tacômetro central e o velocímetro com marcações até 350 km/h.
São disponíveis cinco cores internas: preta e quatro novas combinações de preto/vermelho, preto/azul, preto/cinza azulado, ou preto/bronze natural. Há também escolha de acabamentos no painel de instrumentos central e no console, ampliando o nível de customização.
''O Dodge Viper SRT10 2008 dá aos entusiastas do desempenho uma combinação perfeita de potência, desempenho e beleza'', diz Mike Accavitti, da Dodge Motorsport e Planejamento e Marketing de Produto SRT. ''E agora, com uma gama inteiramente nova de opções de cores internas e externas, mais opções de escolhas, o Viper redefine como o comprador pode personalizar o seu Viper''.
O Dodge Viper SRT10 2008 será feito à mão na planta de montagem em Detroit. Com vendas globais de 1,4 milhão de veículos em 2006, a Dodge, marca de maior volume de vendas do Grupo Chrysler, continua sua ofensiva de produtos para o ano-modelo 2008 com o novíssimo Avenger e os novos Viper SRT10, Magnum e Magnum SRT8.
A Dodge é a quinta marca em vendas do mercado automotivo americano, com participação de 7%. No mercado de minivans, tem participação de 19%; no mercado de trucks, 16%; e no de automóveis, 4%.

mockup