VIA RÁPIDA
Volvo e BorgWarner
A sueca Volvo lançou dois novos modelos de veículos, sempre primando pela alta tecnologia e segurança: o sedã S80 e a perua V70 (foto acima), ambos movidos a gasolina e dotados de turbos BorgWarner. De nova série, o motor é um 6 cilindros de 3 litros que, turbinado, atinge 290 cv e torque de 400Nm na faixa de 1.500 a 4.000 rpm. O motor anterior, de 2,9 litros, utilizava 2 turbos e a Volvo encomendou à BorgWarner o projeto de somente um turbo, com as mesmas características de seu antecessor, além de apresentar menor consumo de combustível e padrões de emissões atualizados.
Clarion e Nasa
Com o objetivo de oferecer aos membros da tripulação e cientistas dos vários países residentes na Estação Espacial Internacional (EEI), um ambiente mais agradável, com algumas condições semelhantes às que têm na Terra, a Nasa estudou a possibilidade de instalar um leitor de DVD para proporcionar alguma diversão e relaxamento.
Clarion e Nasa 2
Foram exploradas diversas possibilidades, mas o fato de as baterias da EEI fornecerem uma voltagem idêntica à utilizada nos sistemas de automóveis de 12 volts levou a Nasa a decidir pelo uso de um equipamento originalmente concebido para carros. A credibilidade e a confiabilidade dos leitores de DVD de automóveis fabricados pela Clarion foram de fundamental importância para a decisão da Nasa.
Clarion e Nasa 3
O VRX935VD e o carregador de 6 discos DVD VCZ625 que incorporam tecnologias avançadas desenvolvidas pela Clarion e são usadas em automóveis, foram modificados e integrados numa unidade construída especificamente para ser utilizada na EEI. Prontos, aguardam o lançamento no complexo Star City da Agência Espacial Russa (AER). NA EEI, as unidades da Clarion serão instaladas próximo da área residencial para a tripulação.





