As vendas de veículos no Estado do Paraná estão aumentando, como mostram os números de carros emplacados pelo Detran na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Os dados também estão animando os executivos responsáveis pelas concessionárias autorizadas das marcas na RMC.
Os três primeiros meses deste ano mostram um aumento no número de veículos emplacados, em relação a igual período do ano passado. De janeiro a março foram licenciados na RMC 10.231 veículos nacionais. Entre os importados o número de licenciamentos também cresceu. Foram 1.461 unidades no primeiro trimestre deste ano, contra 1.347 dos três primeiros meses de 99.
A Associação dos Concessionários Autorizados de Veículos do Paraná (Acavipar) divulgou recentemente o balanço de vendas dos três últimos meses do ano passado. De acordo com Adeodato Volpi, presidente da entidade, houve um crescimento de 9,2% no número de emplacamentos de veículos importados, em relação aos meses de outubro, novembro e dezembro de 99.
Para Adeodato Volpi, estes números refletem bem o que está acontecendo com o mercado. ‘‘No final do ano passado, o consumidor estava um pouco amedrontado e não gastou dinheiro. Agora, ele está mais seguro e o movimento das lojas aumentou’’, acentua. ‘‘Este período é sempre mais aquecido, refletindo num volume de vendas bem maior que o de final de ano’’, explica Volpi.
A marca que mais emplacou automóveis em Curitiba no primeiro trimestre de 2000 foi a Volkswagen. Ao todo, 3.461 modelos da marca foram emplacados pelo Detran, sendo 3.399 nacionais e 62 importados. A Fiat vem na segunda posição do ranking, com 2.293 automóveis emplacados, seguida pela GM com 2.110. A Ford teve 847.
No segmento de importados de luxo, a BMW lidera as vendas, com 37% do mercado neste primeiro trimestre. Para o gerente de vendas da Euro Import (revenda BMW e Land Rover em Curitiba), Helcio Oliveira, as promoções da montadora e a taxa de juro atrativa foram os principais fatores para o sucesso da marca.