Troller lança o T4 2009
PUBLICAÇÃO
sábado, 18 de outubro de 2008
Da Editoria 
A Troller apresentou no início de outubro o T4 2009, produzido na fábrica de Horizonte (CE), que recebeu novos conceitos de produção. ''A Troller é uma marca brasileira, com grande prestígio no segmento de veículos 4x4, que agora entra em uma nova fase para aprimorar seus produtos. Além de melhorias na fábrica, com novos equipamentos e processos nas áreas de engenharia e manufatura, ela também renovou a sua base de fornecedores'', disse Rodrigo Lourenço, gerente geral de Marketing, Vendas, Serviços e Planejamento da Divisão Troller.
Essa nova fase trouxe uma série de vantagens para a Troller, que passa a contar com o suporte do grupo Ford. A estrutura da empresa foi mantida e reforçada. A sede administrativa continua localizada em Horizonte.
Nos últimos anos, a Troller registrou um aumento significativo na produção, que praticamente dobrou de volume. Em 2006, ela montou cerca de 600 veículos. Em 2007, a produção cresceu para 940 unidades e este ano deve atingir 1.200. A perspectiva é manter a tendência de crescimento, preparando a fábrica para a ampliação do mercado.
O motor, um dos pontos fortes do jipe, foi mantido. A Troler preferiu continuar apostando no 3.0 MWM International a diesel, com intercooler e injeção eletrônica common rail. Ele é capaz de desenvolver 163 cv de potência a 3.800 rpm e 38,75 kgfm de torque a 1.600 rpm.
O sistema de tração oferece as opções 4x4, 4x4 reduzida ou somente traseira (4x2), com acionamento eletrônico por meio de um botão no painel. A troca do 4x4 para o 4x2 (e vice-versa) pode ser feita em movimento, mas a 4x4 reduzida só é acionada com o automóvel parado.
Por dentro é que aparecem as maiores mudanças. A começar pelo volante, que passa a ser de um legítimo Ford, mas com símbolo da Troller. A ergonomia também foi repensada e melhorada. Agora, os comandos do vidro elétrico, que anteriormente eram no console centram, passaram para a porta.
A Troller também realizou um trabalho considerável em relação ao nível de ruído interno. Com a ajuda de softwares, já usados na fábrica da Ford, em Camaçari (BA), a montadora conseguiu anular alguns dos ruídos que incomodavam os ocupantes. E estes podem ainda desfrutar de uma nova tapeçaria, que deu um ar menos pesado ao modelo.
Como o T4 será lançado oficialmente no Salão do Automóvel de São Paulo, que terá início em 30 de outubro, no Anhembi, os preços ainda não foram divulgados. A versão vendida atualmente sai por R$ 85.045.
Acabamento
As mudanças feitas no processo trouxeram melhorias para o acabamento superficial, mantendo a mesma resistência da carroceria. Três novos conjuntos de moldes foram instalados para a produção do monobloco e peças complementares, usando o sistema ''spray-up'' e ''hand lay up'', com ganhos no acabamento e no controle de materiais. A qualidade final também se beneficiou da adoção de um novo método de emendas e da melhor ergonomia para os operadores proporcionada por rearranjos internos na linha.
No setor de moldes fechados, que utiliza a tecnologia RTM (Resin Transfer Molding), foi introduzido um controle de espessura das peças rigoroso para garantir a sua resistência. Dois novos conjuntos de moldes permitem a produção da parte externa da capota em uma única peça, com os acoplamentos frontais incorporados.
As portas laterais e traseira também ganharam novos moldes. Elas são produzidas em duas peças, externa e interna, posteriormente coladas em PU. Um novo conjunto de moldes foi instalado também para a produção do capô, que recebeu um reforço interno colado em PU.


