Três rodas de emoção e conforto
PUBLICAÇÃO
domingo, 01 de janeiro de 2012
<br> João Fortes Reportagem Local <br>
Proporcionar a emoção de uma moticicleta com o conforto e segurança de um automóvel. Essa parece ser a proposta do Roadster Can-Am Spyder da canadense BRP, que chegou ao Brasil há apenas três anos.
Ao contrário dos triciclos tradicionais, o veículo tem duas rodas na frente e uma atrás. Uma característica que proporciona maior estabilidade na direção, de acordo com Glauco Bordignon, proprietário da Gold Fish, que começou a comercializar o veículo este ano em Londrina. ''O público-alvo são pessoas que gostam de motocicleta, gostam da sensação de pilotar, mas querem ter a segurança de um carro'', define.
O triciclo tem duas versões disponíveis. O RT é um modelo mais completo e voltado para quem quer pegar a estrada. No Brasil, são duas configurações disponíveis - a RT Techno e a RTS -, equipadas com quatro bagageiros (um traseiro, dois laterais e um dianteiro) e uma capacidade total para 155 litros de carga.
O Spyder também é equipado com para-brisa com ajuste elétrico para descer e subir, piloto automático, sistema de aquecimento de manetes e câmbio semi-automático. Outro diferencial é o rádio AM/FM com entrada para Ipod e interligado a quatro auto-falantes.
Adequado para longas viagens, o triciclo conta com assento premium com encosto para o passageiro e apoio lombar para o condutor. A versão RT Techno traz, entre outros itens, transmissão semi-automática e manoplas térmicas para o passageiro - uma característica de série para o condutor em todos os modelos RT. Já a
Esportivo
Já o RS é a versão esportiva do Spyder, com duas opções de configuração. Chama atenção pelo desing mais arrojado e também pode receber a instalação de alguns opcionais disponíveis para o irmão RT.
Ambos os modelos contam com um jogo de rodas de 14 polegadas na frente e 15 atrás, além de um sistema de estabilidade veicular. Segundo o fabricante, a direção assistida dinâmica e o sistema de estabilidade do veículo proporcionam manobras rápidas e suaves.
Já a potência é tentadora. O motor Rotax V-twin promove 998 cilindradas. ''Pode atingir uma velocidade de até 190 quilômetros por hora'', afirma Bordignon.
Quando se fala dos preços do Roadster fica evidente que o triciclo é para poucos. A versão mais básica do RS custa R$ 61.900 e a do RT R$ 79.900. Mesmo assim, o triciclo já registra um volume significativo de vendas, levando em conta o fato de ser um veículo que começou a ser comercializado há apenas três anos no Brasil e de ter um perfil mais voltado ao lazer.
De acordo com a assessoria de imprensa da BRP no Brasil, somente este ano foram vendidas 350 unidades e a expectativa para 2012 é superar esse número em 20%. Em Londrina, o Spyder começou a ser vendido este ano pela Gold Fish, que segundo Bordignon, já comercializou cerca de 20 unidades.