Tome alguns cuidados na hora de viajar
PUBLICAÇÃO
domingo, 20 de dezembro de 1998
Da Redação 
Fim de ano é sinônimo de festas e férias. Para quem pretende viajar toda prudência é pouca nas estradas e com o carro. Algumas dicas podem ajudar os motoristas a realizar uma viagem tranquila e segura com a família.
Lembre-se que entra em vigor, a partir de 1º de janeiro, a lei que obriga todo carro a ter um estojo de primeiros socorros. Este equipamento, que custa em torno de R$ 10, pode ser comprado em postos, supermercados e farmácias. Mas pode ser montado em casa. Dentro do estojo deve haver, no mínimo, uma tesoura com ponta redonda, dois pacotes de compressas de gaze, um rolo pequeno de esparadrapo, dois rolos de ataduras de crepe, dois pares de luvas descartáveis, uma bandagem de tecido de algodão, do tipo triangular.
Antes de botar o pé na estrada, seja novo ou velho, vale a pena fazer uma revisão completa no carro para evitar surpresas desagradáveis. A revisão pode ser feita em uma oficina ou até mesmo em casa.
Verifique o óleo, o nível de água do reservatório do motor, da bateria, examine os pneus e calibre-os corretamente, amortecedores, freios, faróis, limpadores e reservatório do pára-brisa e sinalizadores de direção. Não se esqueça de ver se a luz de ré, dos freios e da lanterna traseira estão funcionando.
Correias e mangueiras têm que passar por uma inspeção e não devem estar ressecadas ou desgastadas. Também devem estar em perfeitas condições o estepe, o macaco, a chave de roda, o extintor de incêncio e o triângulo para sinalização.
A acomodação das bagagens e passageiros é importante. Distribua o peso de maneira a não desequilibrar o veículo. Evite colocar pessoas e bagagens muito pesadas em um mesmo lado. Caso tenha que levar bagagem no teto, procure fazer um volume baixo para não comprometer o centro de gravidade do veículo. Ao colocar as bagagens no porta-malas, distribua os volumes de maior peso no fundo e na posição central.
Documento em ordem, como carteira de habilitação, carteira de identidade, documento de propriedade do veículo, além do seguro obrigatório e IPVA devem estar sempre a mão e em dia. Evite levar a carteira e outros volumes no bolso da calça, pois podem prejudicar a postura.
Crianças sempre no banco traseiro. As com até quatro anos devem ser transportadas em cadeiras especiais, com cintos próprios, fixados pelo cinto do veículo. Dos quatro aos dez anos, recomenda-se transportá-las sobre uma almofada para que o cinto não encoste no pescoço ou fique mal posicionado.
Já na estrada, dirija defensivamente, que significa tentar dirigir pelos outros. Com o tempo fechado, chuva ou neblina e, mesmo durante o dia, use sempre o farol baixo, a fim de ser visto, evitar colisões e ainda atropelamentos. Diferentemente do que se imagina, os faróis altos atrapalham a visão no caso de neblina. Nestes casos, o ideal é usar faróis baixos, que concentram luminosidade mais próxima da frente do carro, proporcionando melhor visibilidade.
O motorista deve estar com a saúde em dia, mente e corpo descansados e em perfeitas condições físicas. Não deve ingerir bebidas alcoólicas, drogas ou medicamentos antes de viajar. Recomenda-se fazer refeições leves e de fácil digestão. Leve sempre água e alimentos para os demais passageiros. A cada três horas de viagem é aconselhável uma parada para esticar as pernas e se possível, até jogar um pouco de água no rosto.


