A construtora de automóveis britânica Jaguar apresentou na última quarta-feira o Tipo-X, um carro médio com quatro marchas, com o qual espera seduzir especialmente a clientela feminina e dobrar suas vendas totais num prazo de cinco anos.
O veículo, rival direto da Mercedes C, do Audi A4 e da BMW Série 3, chegará às concessionárias no próximo verão (Hemisfério Norte). Embora não tenha sido anunciado nenhum preço, o Tipo-X custará por volta de 23.000 libras (31.000 dólares), segundo a imprensa britânica.
A Jaguar espera que este novo modelo, mais acessível, permita que suas vendas anuais dobrem, passando de 200.000 automóveis até 2003.
Cerca de 80% da produção será exportada, principalmente para os Estados Unidos e para a Europa.
‘‘O comprador do Tipo-X será mais jovem e terá algumas necessidades diferentes em relação ao cliente tradicional da Jaguar’’, explicou Jonathan Browning, diretor geral da construtora britânica.
O novo carro será produzido na fábrica Ford de Halewood, ao no norte da Inglaterra, onde até o momento se fabricava o Escort. A Jaguar já investiu mais de 50 milhões de libras para modernizar esta fábrica.
O Tipo-X, que retoma o chassi do Ford Mondeo, será feito com dois motores V6, e todos os modelos terão quatro marchas, uma novidade para um construtor habituado às propulsões.