Da Redação
Um carro elétrico confiável, econômico e seguro. Essas são as propostas do Th!nk, um projeto de automóveis subcompactos desenvolvido pela Th!nk Mobility – empresa do grupo Ford – para combater o Smart, o pequeno prodígio da DaimlerChrsler.
A linha de veículos da Th!nk Mobility inclui uma versão automóvel, o Th!nk City, um modelo utilitário, o Th!nk Neighbor (vizinho), e as bicicletas elétricas Th!nk Bike Fun (tipo esportivo) e Th!nk Bike Traveller (tipo turismo), de quadro dobrável.
Os veículos foram apresentados no começo deste mês pela Ford durante o Salão de Detroit e fazem parte do programa de pesquisas e desenvolvimento de combustíveis alternativos à gasolina. Um dos modelos, o City, já conseguiu agradar boa parte dos motoristas da Noruega, por enquanto o único país onde o carro é comercializado.
A aposta no sucesso do modelo é tanta, que a Ford anunciou o início das encomendas do Th!nk Neighbor, um compacto modelo para utilização em empresas e em ambientes comunitários fechados, como clubes e condomínios, também para o mercado norte-americano.
Por lá, o Neighbor já pode ser encomendado pela Internet, através do site www.thinkmobility.com, com entrega direta no endereço determinado pelo comprador. A produção em série está prevista para o último trimestre deste ano. O preço do Th!nk Neighbor não foi ainda fixado, mas a previsão é que custará em torno de 5.000 dólares.
O pequeno automóvel é um dos resultados práticos da participação da empresa no Th!nk Group, empreendimento formado pela Th!nk Mobility (dedicada a veículos movidos por baterias) e pela Th!nk Technologies (responsável pelo desenvolvimento de veículos movidos por células de combustível).
Além de unir as qualidades básicas, o projeto do Th!nk também visou a criação de um veículo atraente, dinâmico e inovador. As linhas da carroceria são lisas, levemente quebradas por contornos simples e bem definidos.
O exterior do Th!nk se distingue pelos dois faróis grandes e oblíquos. A linha das portas mais baixa, seguindo o pára-choque traseiro, tem propósitos técnicos, que visa melhorar a aparência dinâmica do carro. A carroceria do Th!nk é construída em termoplástico resistente, que dificulta amassos e arranhões, além de ser completamente livre de corrosão. O detalhe mais fascinante do carro entretanto, é provavelmente a alavanca de câmbio. Localizado no painel, este se assemelha a um cilindro de engrenagem em lugar de uma alavanca de câmbio.
O Th!nk Neighbor será disponível nas versões para duas e quatro pessoas. A versão para duas pessoas tem comprimento de 2,32 metros; distância entre-eixos de 1,66 m, e peso de 445 quilos. A versão para quatro pessoas tem comprimento de 2,57 m, distância entre-eixos de 1,91 m e peso de 581 quilos. Os dois modelos apresentam largura de 1,36 m e altura de 1,72 m.O carro subcompacto é elétrico e tem carroceria de plástico, apresentando segurança pelo preço de 5 mil dólares
DivulgaçãoA versão City do Th!nk tem 2,57 m de comprimento, entre-eixos de 1,91 m e peso de 581 quilos. A largura é de 1,36 m e a altura atinge os 1,72 mO Th!nk Neighbor é um compacto modelo para utilização em empresas e em ambientes comunitários fechados, como clubes e condomíniosAlém de unir economia e segurança, o projeto do Th!nk também visou a criação de um veículo atraente, dinâmico e inovadorO Th!nk é montado sobre chassi de alumínio moldado por extrusão, com painéis da carroceria feitos de termoplásticoO carro é simples e funcional, o que permite a transformação de seu interior para o transporte de objetos