AVALIAÇÃO Sofisticação é o destaque do Vectra com câmbio automático Novo modelo, que pode custar até R$ 60 mil, agrada os motoristas exigentes Fotos:Josoé de CarvalhoO Vectra GLS 2.2 16V só é vendido com o câmbio automático de quatro marchas. Preço varia entre R$ 50 mil a R$ 60 mil.Visualmente o modelo não traz diferenças do resto da linha. Pára-choques e faróis foram redesenhadosA informação de autonomia do Vectra é uma dos dados fornecidos pelo computador de bordo instalado no painelPor dentro, o acabamento do volante e painel é em couro. Opcionalmente, os bancos também podem ser do mesmo materialO porta-objetos no teto do carro, entre as soleiras, é prático para os óculos escuros e controles de portãoAcima da alavanca do câmbio automático encontram-se o ar condicionado eletrônico e o rádio com CD PlayerAs lanternas traseiras agora são em plástico translúcido Mauricio Della Barba Na tentativa de agradar os motoristas mais exigentes e sofisticados, a General Motors decidiu personalizar o Vectra, criando uma versão exclusiva equipada com câmbio automático, a GLS 2.2 16V. O motor de 16V é o mesmo da versão CD, a top da linha Vectra. A nova versão, avaliada pela Folha Carro & Cia, mostrou-se confortável no trânsito do dia-a-dia, onde os engates de marchas são contínuos. Visualmente o modelo não apresenta diferenças do resto da linha, que recebeu uma ‘‘maquiagem’’ em 2000. Novos pára-choques, redesenhados em ângulos que dão aparência de robustez, estão mais alongados na dimensão vertical, deixando à mostra, na traseira, apenas a saída do escapamento, agora ovalada. Por fora todos os outros detalhes externos acompanham o estilo. A grade do radiador agora é também cromada, completando as opções na cor preta e body color. As lanternas traseiras são translúcidas. Por dentro, o luxo e o conforto foram privilegiados na nova versão. Os novos tecidos mantêm o estilo sóbrio do modelo, com as maçanetas das portas agora cromadas, dando um toque de classe. Uma boa idéia da GM foi a colocação de um conveniente e prático porta-objetos no teto, instalado entre os protetores de sol, que abriga além dos óculos escuros, controladores de portão, chaves e outros pequenos objetos. Os equipamentos do Vectra GLS automático também ajudam a proporcionar uma sensação de controle do veículo. O mostrador digital com funções múltiplas incorporado ao novo GLS 2.2 16V, por exemplo, igual ao da versão CD, exibe o computador de bordo com 8 funções (consumo instantâneo e consumo médio, velocidade média, autonomia, tempo de viagem, temperatura externa, distância de viagem e litros de viagem). O sistema do Vectra é também capaz de informar qualquer problema ou desregulagem no nível de óleo do motor, nível de líquido de arrefecimento, nível de água do reservatório do lavador, desgaste das pastilhas de freio, lâmpada de freio, lâmpada de farol baixo/lanternas traseiras), o relógio elétrico digital, o mostrador remoto do rádio toca-fitas e calendário. O ar condicionado é eletrônico e automático, que regula a temperatura, a velocidade do vento e a direção do ar. Tudo de forma simples e visivel para o motorista não se descuidar do volante. O sistema de piloto automático também é incorporado no Vectra GLS 2.2 16V. Os botões do painel de instrumentos ganharam novo design e a nova terceira luz de freio agora está mais visível, localizado no espaço superior do vidro traseiro. As novas molduras laterais de proteção agora agrupam os indicadores de direção integrados, que facilita a visualização de direção do carro por terceiros. Completam o pacote de segurança da linha Vectra, os cintos de três pontos para os ocupantes traseiros, luz de neblina acoplada à lanterna traseira e pedais desarmáveis em caso de colisão. Os 128 cv de potência do motor 2.2 16V do Vectra são suficientes para levar o carro a velocidades de cruzeiro acima dos 140 km/h. Porém, na cidade, o carro não consegue obter arrancadas rápidas quando é necessário. O Vectra oferece, ao toque de um botão na alavanca do câmbio, uma modalidade mais esportiva, que realiza as trocas de marchas em rotações mais baixas. Mesmo assim, não espere algo muito mais ligeiro. O Vectra também é equipado com controle de tração, acionado por outro botão no câmbio. Apesar de pouco utilizado na prática, o equipamento é útil nas estradas onde o carro pode se desgovernar fácil. Outro porém no modelo são os tamanhos dos retrovisores externos. Pequenos e angulosos – que destacam o desenho do modelo – dificultam a visão do motorista nas manobras mais difíceis. Agora, difícil mesmo é pagar o preço do modelo. O Vectra GLS 2.2 16V custa entre R$ 50 mil a R$ 60 mil. Completo, oferece bancos de couro, teto-solar elétrico, air bag duplo e CD Player.