SHOW AMERICANO
PUBLICAÇÃO
domingo, 16 de janeiro de 2005
Mauricio Della Barba 
A maior festa automobilística das Américas começou esta semana em Detroit, nos Estados Unidos. A ''North America International Show'', que se difere das mostras de Frankfurt e Paris pelo 'show' tecnológico realizado durante as apresentações dos carros, traz este ano poucas novidades para o consumidor. Na verdade, a maior parte das atrações de Detroit fica por conta dos carros conceitos, ou seja, aqueles belos e modernos automóveis que enchem os olhos dos visitantes mas que tem pouca chance de chegar às ruas.
Na prática, a grande atração da feira norte-americana deste ano é o lançamento da versão esportiva do novo Corvette, a Z06; da nova geração do do esportivo Eclipse, da Mitsubishi; a versão conversível do Ford Mustang e a volta do Dodge Charger.
Quem viu de perto a versão C6 do Corvette no Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo, em outubro do ano passado, e ficou impressionado com o carro, não imaginou que a Chevrolet iria lançar uma versão histórica e ainda chamativa três meses depois. Em Detroit, o Corvette Z06 é o modelo mais potente produzido em série pela marca norte-americana até hoje. O cupê passa a ser equipado com motor de 7.0 litros e 500 cv. Segundo a GM, o Z06 acelera de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos e atinge os 305 km/h.
Outra grata surpresa na mostra foi a apresentação da versão final do novo Dodge Charger. O esportivo, que fez sucesso nos anos 60 e 70, retorna em grande estilo. O nome foi resgatado, mas a carroceria é bem diferente: enquanto o carro original era um cupê de duas portas, o atual é um sedã de quatro portas.
Na parte mecânica, porém, há semelhanças com o passado, graças a um potente motor V8 (de 340 cv) e à tração nas rodas traseiras. O modelo estará à venda nos EUA ainda no primeiro semestre.
A quarta geração do esportivo Eclipse é outra novidade da mostra e que pode chegar ao Brasil em breve. O modelo chega com linhas semelhantes às do protótipo Eclipse Concept-E, revelado ao público na edição passada da feira.
O Eclipse teve sua identidade mantida pelo fabricante japonês. De teto baixo e curvo, traseira alta e o capô sinuoso, o novo Eclipse traz mudanças nos pára-lamas, mais arredondados e abaulados, nos faróis (maiores) e na grade, com entrada de ar maior. O carro terá duas opções de motor: um quatro cilindros 2.4 16V de 162 cv e um V6 3.8 24V de 260 cv.
O Ford Mustang conversível, que chega às lojas americanas ainda neste primeiro semestre, é a versão mais refinada do gênero já produzida desse ícone do automobilismo. Além do motor V6 4.0 de 210 cv, ele oferece, na versão GT, o V8 4.6 L, de 24 válvulas e 300 cv.
O Salão de Detroit também marca a apresentação da nova versão do Allroad, a perua ''off-road'' de grande sucesso da marca. O modelo divide a mesma plataforma do A6 Avant e traz pára-choques sobressalentes e rodas de 19 polegadas calçadas sob pneus 255/45. O motor do Allroad é um V8 4.0 turbodiesel de 286 cv de potência. Porém, o maior destaques deste Audi é o sistema que reconhece as condições e o tipo de piso e estrada que o veículo está andando, altamente necessário para um automóvel que é capaz de percorrer todos os tipos de terreno.
No estande da GM, além dos carros conceituais, um modelo - o Chevrolet HHR - chamou a atenção do público. O novo carro, uma espécie de ''antídoto'' contra o PT Cruiser, da DaimlerChrysler, chegará ao mercado norte-americano no segundo semestre deste ano. Tem 4,4 metros de comprimento e pode ser transformado em um furgão facilmente, com os bancos traseiros rebatidos, que eleva a capacidade do porta-malas para 1.787 litros. Os motores são dois possíveis: de 2.2 litros e 140 cv ou 2.4 de 170 cv.


