Sentra entra na briga dos sedãs médios
PUBLICAÇÃO
sábado, 21 de junho de 2008
Rodrigo Lima<br>Reportagem Local 
A sexta geração do Nissan Sentra entra com tudo no competitivo segmento do mercado brasileiro de sedãs médios, que tem expectativa de crescer 19% este ano. O carro da montadora japonesa leva vantagem sobre os concorrentes (Civic, Corolla, Vectra, C4 Pallas e Mégane) por ser o único do segmento com transmissão continuamente variável, o câmbio Xtronic CVT. O Sentra, que vendeu 3.541 unidades nos primeiros cinco meses do ano, custa a partir de R$ 58.695 (preço sugerido de fábrica para a versão de entrada) e vem com três anos de garantia. São três versões no Brasil: 2.0, 2.0 S e 2.0 SL.
Alguns detalhes do Sentra SL 2.0, modelo que a FOLHA testou durante dois dias em Londrina, chamam atenção logo no primeiro contato com o veículo: a traseira curta que contribui para o amplo espaço interno; o excelente acabamento interno; o conforto oferecido pelos bancos de couro; a comodidade do teto solar elétrico; o bom porta-malas de 442 litros e o exclusivo sistema Divide-N-Hide divisória removível; e o potente motor de alumínio quatro cilindros 16V de 142 cv com sistema CVVTCS (Continuously Variable Valve Timing Control System sigla para controle de abertura e fechamento de válvulas continuamente variável).
Outro ponto positivo do Sentra é que ele é um carro extremamente silencioso. Isso traz comodidade para motorista e passageiros. Por dentro, há nichos e gavetas para organizar pequenos objetos de uso diário. Já as rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/55 são de série para as versões S e SL e opcionais para a versão de entrada.
Com desenho criado pelo Nissan Desing America, na Califórnia (EUA), o Sentra tem linhas marcantes, acentuadas pelo teto suavemente curvo, pela traseira alta e pela dianteira agressiva. Enfim, um desenho incomum para um veículo três volumes.
Para abocanhar uma fatia maior do mercado de sedãs médios, a Nissan aposta na versatilidade do Sentra. Além do interior amplo e da atmosfera aconchegante, o carro conta com recursos que se adaptam às necessidades do dia-a-dia dos ocupantes, explica Mário Furtado, gerente de Marketing Produto da Nissan do Brasil.
O Sentra SL 2.0 se comportou muito bem no trânsito urbano de Londrina. O câmbio automático Xtronic CVT não dá solovancos no momento da passagem de marchas e proporciona um bom desempenho. Mas os pontos fortes do Sentra são o conforto e a boa dirigibilidade. Enfim, o carro da Nissan vale, e muito, o investimento.
DIFERENCIAIS DO SENTRA
- Transmissão continuamente variável Xtronic CVT. Diferente das transmissões automáticas, o Xtronic CVT proporciona desempenho com economia: comparado com a versão manual de seis marchas, o CVT chega a ser 5,5% mais econômico.
- Porta-malas com divisória. O sistema Divide-N-Hide permite ocultar ou separar bagagens no interior do porta-malas e também serve como base para objetos que não podem entrar em contato com o carpete de forração.
- Motor com mais torque e mais potência. Entre os concorrentes diretos equipados com motor de até 2.0 litros, o MR20 da Nissan se destaca no topo pelos 142 cv de potência (5.500 rpm) e pelos 20,3 kgfm (4.800 rpm) de torque.
- Airbags de cortina. Disponível como recurso de série na versão SL, vem integrado aos airbags laterais.
- Sistema de som Premium Rockford Fosgate. De série na versão 2.0 SL.
- Maior largura e maior altura. As dimensões representam amplo espaço interno para cabeça e ombros.


