A Renault finalmente revelou ao público, durante o Salão de Genebra, na Suíça, a nova versão da minivan Scénic, que começa a ser vendida na Europa no segundo semestre deste ano. No Brasil, apesar da Renault negar a existência de qualquer projeto, acredita-se que o novo modelo pise em solo nacional somente em 2005, fabricado aqui ou importado da Argentina. A idéia ainda depende de outros projetos a serem desenvolvidos pela marca e de uma readequação das plantas dos dois países, já que a plataforma da Scénic II é nova e derivada da segunda geração do Mégane.
A nova geração da minivan da Renault será oferecida com dois tipos de carroceria: uma para cinco lugares e outra mais longa para até sete pessoas. O interior também foi alterado e traz a manopla do câmbio instalada no centro do painel. Já o freio de mão, de acionamento elétrico, passa a ficar na esquerda do volante. Os motores disponíveis serão três: 1.4 (98 cv), 1.6 (115 cv) e 2.0 (136 cv).
A marca francesa também apresentou em Genebra a versão conversível do Mégane II. Com capacidade para quatro ocupantes, o Mégane II CC destaca-se por ser o primeiro do seu gênero a contar com um teto solar de vidro.
Outra novidade no salão suíço foi a apresentação do novo carro da Citroen, o C2. O modelo surgiu ''disfarçado'' na pele de um carro de rally e será o menor Citroen de todos, cuja comercialização está prevista para o final deste ano. A versão definitiva será lançada no Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro próximo.
Já a italiana Fiat mostrou em Genebra a minivan derivada do Punto, denominada Idea. Trata-se de uma concorrente do Chevrolet Meriva. O modelo começará a ser vendido no mercado europeu no segundo semestre. Para o Brasil, o modelo não será nem produzido nem importado. Mas a filial brasileira está desenvolvendo um monovolume baseado em uma nova plataforma, com lançamento previsto para 2004.
Outra marca italiana que fez sucesso na mostra foi a Alfa Romeo, com o Alfa GT Coupé, O carro, que tem como base o 156, mostra desempenho esportivo, graças aos motores 1.8 T Spark (140 cv) e 2.0 (165 cv).
Ainda na linha de esportividade, Genebra revelou duas outras atrações: o novo Lamborghini Gallardo e a Ferrari 360 Stradale. O Gallardo é o primeiro veículo produzido pela parceria formada entre a Lamborghini e a Audi. Menor que o Murciélago e de linhas semelhantes, o Gallardo tem carroceria e chassi de alumínio, e motor V10 5.0, capaz de gerar 500 cavalos de potência. A velocidade máxima anunciada pelo fabricante é de 300 km/h. O esportivo vai de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos e tem preço de US$ 75,6 mil.
Já a Ferrari 360 Stradale é uma versão adaptada para andar nas ruas e estradas do modelo que participa do campeonato monomarca da Ferrari. O modelo, que custa 25% a mais que o 360 Modena convencional, pesa 100 kg a menos, além de ser 5% mais potente. O motor é V8 de 3.6 de 420 cavalos e segundo a Ferrari, o F360 Stradale acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos.

mockup