17ª edição trouxe carros de luxo e carros-conceito, além de modelos antigos fora de série
17ª edição trouxe carros de luxo e carros-conceito, além de modelos antigos fora de série | Foto: Divulgação



Curitiba - "Resgatado" após três anos de interrupção, o Salão do Automóvel de Curitiba reuniu mais de 15 mil pessoas no Expo Renault Barigui, entre os dias 23 e 27 de novembro, segundo seus organizadores. Apesar de menor em tamanho do que as anteriores, a 17ª edição trouxe diferenciais, como exposição de modelos antigos fora de série, apresentação de carros-conceito, caso do elétrico Chevrolet Bolt, e ainda vendas de superesportivos, como Ferrari, Maserati e Rolls-Royce, cujos preços ultrapassavam R$ 1 milhão.
De acordo com Joe Araujo Junior, da J.A Comunicação & Eventos, o público era bastante diversificado – empresários ou empreendedores, compradores de alto poder aquisitivo e também aqueles dispostos a adquirir carros mais populares, com condições de financiamento diferenciadas. Quem passou pelo pavilhão durante os cinco dias também teve a oportunidade de entrar num cockpit de simulação de corrida. O modelo da Direct Simuladores tinha Chassi com movimento, volante fórmula 1, pedais, tela 55" e óculos de realidade virtual.
Para Junior, o Salão vive em 2017 uma espécie de renascimento, por conta da crise econômica que se instalou desde a época do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. "A gente teve uma edição em 2014, quando aquele ‘furacão’ estava se aproximando, e depois não existia nenhuma possibilidade de se fazer de novo. O que temos hoje não é nem otimismo; é uma esperança – do mercado, dos trabalhadores e de empresários – de que as coisas vão melhorar", comemorou.
Ainda segundo ele, a expectativa de fomentar novos negócios foi alcançada. "O Banco Alfa [patrocinador] nos procurou, perguntou, a gente fez o projeto em cima da hora, mas trabalhou muito forte para o evento acontecer neste segundo semestre. E aconteceu, graças aos empreendedores que acreditaram. Temos marcas, vendas, veículos fora de série e muita coisa legal. O evento renasce de verdade e, daqui para frente, volta a ser anual, com participação de fábrica, investimentos de fora do Estado e do País", completou.
Em 2018, a ideia é que o Salão, vitrine do mercado automotivo, aconteça em outubro. Os grupos participantes terão, portanto, 11 meses para se preparar. "Muitas concessionárias estão hoje sozinhas, sem suas fábricas. No ano que vem, com planejamento e budget [termo em inglês que significa orçamento], acreditamos que teremos mais fábricas, investidores e patrocinadores. É sim uma retomada", avaliou Junior.
Ao contrário da mostra realizada em São Paulo, de caráter mais institucional, a da capital paranaense se destaca por oportunizar negócios. "Essa Ferrari [458, avaliada em R$ 1,3 milhão], por exemplo, parece que já tem dono, pelo que sei nos bastidores. Lá [em São Paulo], eles apresentam os carros conceito, para o público conhecer, saber do direcionamento tecnológico e de segurança, enquanto aqui temos também esse foco comercial. Vendemos o que está andando na rua", explicou o organizador. 

MODELOS
Além da Ferrari, a Via Italia levou ao pavilhão do Barigui os superesportivos Maserati Levante, Maserati Quattroporte e Rolls-Royce Ghost. A Curitiba Antique Car expôs os antigos Ford Skyliner 58, Mustang Fastback 66,  Corvette 59 e Romisseta 60, bastante procurados e fotografados pelo público. Já o Grupo Lelac Peugeot apresentou os lançamentos SUV 3008, considerado o carro do ano na Europa, o utilitário Partner e a linha de passeio - Peugeot 208 Griffe, 308 Business e o 2008 Griffe.
 A Fiat Barigui, por sua vez, destacou o novo Argo, em três versões - Drive 1.0, Precision 1.8 mecânico e HGT 1.8 automático Open Edition - , além dos modelos Toro e o Mobi. Também presente no Salão, a Ford Barigui montou um estande com o Ford Ka Preto, o Fusion Branco, o EcoSport Azul, o New Fiesta Prata, o Focus Hatch Branco, o Ranger e o Ford EDGE. A Jeep Florença lançou o Jeep Compass Sport Flex 4x4 e levou ainda o Compass Limited Diesel Preto, o Renegade Limited Diesel Branco, Compass Longitude Flex Marron, Renegade Sport MT Flex Branco , Renegade Longitude Flex Vermelho e o Compass Sport Prata 4x4.
A Euro Import Mini Curitiba destacou a Mini Countryman, que foi lançada em fevereiro no Brasil, como a SUV da Mini, e a nova versão John Cooper Works com 231cc.  Chamaram a atenção também o Countryman ALL4 2.0, 192cc, 5 portas, na versão completa, e outros modelos também com menos opcionais - o Mini Cooper S top 2.0, 192cc, 3 portas, top de linha.
Da Euro Import Jaguar Land Rover estavam os modelos Rover Range Rover Velar, Land Rover New Discovery, Range Rover Evoque, Jaguar Xe Pure  e Jaguar F-pace S. Já da CCV Chevrolet era possível observar os lançamentos Chevrolet Equinox e o carro elétrico Chevrolet Bolt, vendido na Europa por aproximadamente 30 mil euros, conforme a vendedora Camila Gonzales, da Chevrolet Gran Park. No mesmo estande era possível encontrar o Cruze Turbo, Tracker Turbo, S 10 (100 anos) e Trailblazer.
A Nissan Barigui levou o Nissan Kicks 2018, produzido no Brasil, que ganhou novas versões e cores e conta com câmera 360 graus inteligente. Também expôs a nova Frontier 2.3 turbo, com 190 cavalos. A empresa F1 MotorSports esteva com veículos Can-Am, motos aquáticas Sea-Doo e os motores de popa Evinrude. Na feira, destacou o lançamento UTV Maverick X3 XRS 2017. Também expôs os quadrículos ATV, nos modelos Outlander 570 HO e  Outlander 570 Max DPS.