S10 ganha motor mais forte e potente
PUBLICAÇÃO
domingo, 13 de fevereiro de 2000
Da Redação
A picape Chevrolet S10 acaba de ganhar um novo motor, com maior torque e potência. Trata-se de uma nova geração de motores diesel. É o Sprint 2.8 turbodesel, que gera 132 cv e 34 kgfm de torque. Com isso, a picape ganhou 38,9% a mais de potência e 51,7% mais de força em relação à versão anterior. Nos Estados Unidos, a montadora já apresentou o protótipo Chevrolet S10 Baja, que pode chegar por aqui no futuro.
Apesar do aumento de potência, o modelo conseguiu reduzir o consumo de combustível devido à tecnologia de comando de válvulas no cabeçote, três válvulas por cilindro e resfriador de ar (intercooler).
Outras duas novidades foram agredadas no interior do modelo para aumentar o conforto do usuário: o volante de dupla massa e a embreagem auto-ajustável. O primeiro é inédito no Brasil para o segmento das pick-ups compactas ou médias da S10.
A S10 é líder absoluta nas vendas do mercado nacional desde seu lançamento, em 1995. Em 1999, no varejo, foram vendidas 18.020 unidades da S10, com participação de 44,36%, igualmente quase o dobro em relação ao segundo colocado, a Ford Ranger.
O produto também teve um aumento da velocidade máxima, de 155 para 171 km/h. Tem mais força para retomadas, ultrapassagens e subidas. A aceleração de 0 a 100 km/h, antes realizada em 15,7 segundos, que cai para apenas 11,5 segundos a partir de agora.
Entre os apelos mais fortes do motor Sprint 2.8 turbodiesel estão o desempenho e a dirigibilidade. Seu torque máximo se apresenta em uma faixa de rotação mais ampla e baixa, cujo valor máximo ocorre a 1.800 rotações por minuto e prossegue elevado até 3.600 rpm, o que facilita as retomadas de velocidade e exige menos trocas de marchas. A apenas 1.350 rpm o motorista já dispõe de 76% do maior torque.
Esse dado é por si só suficiente para explicar o elevado desempenho da nova pick-up Chevrolet S10 a diesel, como a retomada de 80 a 120 km/h em quinta marcha realizada em 11,6 segundos, que bem poucos automóveis nacionais e importados de caixa manual conseguem obter.
Para o engenhreiro Carlos Buechler, diretor de Engenharia de Produto da General Motors do Brasil, os testes de desenvolvimento surpreenderam agradavelmente todos os envolvidos no projeto, em que a nova motorização a diesel da S10 deixou-a com uma desenvoltura de classe mundial, certeza de agradar em cheio o consumidor brasileiro.
O consumo específico de combustível do novo motor é bem baixo quando comparado com o anterior: 150 gramas por cavalo-vapor por hora, contra 167,7 g/cv.h, uma redução de 10,5% que também explica o baixo consumo apesar da elevada potência. A participação do motor a diesel nas picapes S10 chega a 70%.
Para aprimorar o conforto da sua pick-up média, a General Motors incorporou, pela primeira vez nesse segmento, o volante do motor de dupla massa, aplicado em veículos com capacidade de carga superiores à da S10. Sua função é diminuir a vibração torcional característica dos motores diesel que passa do motor à transmissão, - que em marcha-lenta fica quase imperceptível.
A embreagem em si também mudou. Agora é auto-ajustável, permitindo o mesmo e baixo esforço (12 kg) de acionamento do pedal independentemente de desgaste do sistema que ocorre com o passar dos quilômetros.
A S10, com este novo motor diesel, irá provocar sensação no mercado e certamente sustentará a liderança que detém desde que foi lançada, reafirmando o tema de nossos anúncios de que pick-up é território Chevrolet, afirmou Brent Dewar, diretor-geral de Vendas e Marketing da General Motors do Brasil.Apesas do ganho em desempenho, o novo motor diesel conseguiu reduzir o consumo de combustível dos veículos
Fotos: DivulgaçãoO novo motor Sprint 2.8 gera 132 cv de potência e 34 kgfm de torque; no detalhe, o novo protótipo apresentado nos Estados UnidosA nova geração de motores Sprint permitiu ganho de 38,9% em potência e 51,7% em forçaA S10 com motor diesel Sprint 2.8 chega aos 171 km/h de velocidade máxima