Veículo é equipado com câmera térmica
Veículo é equipado com câmera térmica | Foto: Aline Machado Parodi


A FOLHA conheceu de perto os caminhões de combate a incêndio utilizados pelo Corpo de Bombeiro do Aeroporto Internacional de Guarulhos. A equipe, que são oficiais da Aeronáutica, conta com dois brinquedinhos que lembram um Transformer e avaliado em 1 milhão de euros. É um dos caminhões mais modernos para combate ao fogo do mundo.

Os Rosembauer Panther 6x6 são fabricados na Áustria. Eles têm um braço mecânico no teto (stinger) que perfura a fuselagem da aeronave e joga água e espuma dentro do avião para dar sobrevida aos passageiros. O Panther joga 6 mil litros de água por minuto.

"É um caminhão para o primeiro combate. Não vou poder combater cinco, dez minutos. Ele só me dá dois minutos de combate. Os bombeiros são treinados para saber utilizar bem esse volume de água", explicou João Carlos Bottairi, coordenador de Combate a Incêndio do Aeroporto Internacional de Guarulhos.



O veículo conta com um tanque de 12,5 mil litros de agua com 1,5 mil litros de LGE (Líquidos Geradores de Espuma) o que dá uns 60 mil litros de espuma.

É equipado com câmera térmica e seu jato chegue a 100 metros de distância. Um terceiro veículo do mesmo modelo deve chegar no começo do ano que vem. Veja o vídeo e conheça um pouco mais sobre o Panther.