Concessionários da rede Ford lançaram no fim de semana um plano de financiamento que compromete até o 13º salário do ano 2000. Apesar do crescente índice de inadimplência, o setor decidiu apelar para que o consumidor se endivide até com o dinheiro que vai ganhar para o Natal do próximo milênio. As vendas continuam fracas e a reação do mercado em março está abaixo do esperado pela maioria dos empresários do setor.
O financiamento da rede Ford permite uma entrada menor - de 10% - em troca de três parcelas intermediárias, que vencem no dia do recebimento do 13º. Assim, o cliente dá os 10% de entrada e paga mais 10% em dezembro deste ano, 10% em dezembro de 1999 e outra parcela no mesmo mês do ano 2000. Ao longo destes 36 meses, paga também 36 parcelas fixas.
Alguns concessionários registraram nos primeiros 20 dias do mês um movimento quase tão bom como o de março do ano passado, considerado muito bom. Mas todos afirmam que ‘‘está muito mais difícil vender carros hoje’’. Ou seja, o mercado reage lentamente, mas isto só ocorre diante de um esforço de venda muito maior e às custas de promoções dos mais diversos tipos. Os descontos variam de 6% a 15%, dependendo do modelo.
O setor de revendas autorizadas conseguiu, com muito custo, acabar com o estoque de carros fabricados em 1997. Apesar disso, carros fabricados no ano passado ainda estão disponíveis em alguns pontos de venda.
A venda financiada continua liderando o ranking dos negócios dos concessionários. As taxas de juros, ainda subsidiadas pelos bancos das montadoras, variam de 2,8% a 3% na modalidade prefixada.

mockup