Raridade cheia de charme
PUBLICAÇÃO
sábado, 22 de junho de 2013
Vinícius Fonseca<br>Reportagem Local 
Jataizinho "Nunca tinha visto um Fusca assim." Não é difícil de imaginar que o agricultor Eduardo Bernardes tenha ouvido essa frase algumas vezes em sua vida. Dono de uma réplica perfeita de um Hebmüller no mesmo estilo dos fabricados em 1953 há cerca de oito anos, ele mesmo reconhece que é fácil fazer a confusão. Mas qual seria a explicação para tamanha para tamanha semelhança?
O proprietário é quem esclarece essa dúvida tão comum. Segundo ele, a indústria Hebmüller&Filhos foi fundada em 1889 especializada inicialmente na construção de carruagens. Entre 1949 e 1953, no entanto, em uma espécie de parceria com a Volkswagen, produziram esses automóveis. "Em 1953 a produção foi interrompida porque o barracão da Hebmüller pegou fogo", recorda Bernardes.
Um série de eventos cercam o veículo e aumentam sua mística. O número exato de automóveis do modelo que foram produzidos no período, por exemplo, não é certo. Há quem diga que eles não passaram de 650. Outros já garantem que os números devem superar as 720 unidades. Também especula-se que o incêndio que pôs fim a produção do modelo possa ter motivos comerciais e ter sido criminoso.
Já em tempos atuais estima-se que existam ainda em funcionamento pelo menos 15 Hebmüller totalmente originais. Estes estariam espalhados entre Estados Unidos e Alemanha, o que os tornam um artigo raro e desperta ainda mais o interesse de colecionadores e apaixonados por antigomobilismo.
A paixão de Bernardes surgiu depois de uma viagem pelos Estados Unidos, onde ficou frente a frente com um modelo. Aquele momento ele descreve como único e diz ter sido um dos principais motivos que o levaram a trabalhar na construção de uma réplica detalhada.
Para produzir a cópia perfeita que possui, o agricultor revela que levou cerca de quatro anos e baseou-se em revistas e também em outro clone fiel do simpático carro. "No Brasil, além da minha, ainda existem mais duas réplicas e utilizei uma delas para fazer o modelo. Foi um trabalho muito difícil, só na produção da capota foram oito meses", conta.
Muitos detalhes também exigiram um cuidado especial do funileiro responsável por essa obra de arte sobre rodas, que realmente mistura características do mais popular automóvel do mundo o Fusca - e a elegância das carruagens.
Originalmente, o Hebmüller era produzido com a parte elétrica de 6 volts e um motor 1.200. Porém, pensando na comodidade de facilitar trocas deixando a manutenção mais barata e fácil de ser feita, Bernardes substituiu o sistema para 12 volts e a motorização passou para o VW 1.300.
Feliz com o resultado, o proprietário revela que conseguir peças que dessem ao automóvel um ar de originalidade também não foi fácil. Lanternas, volante e outros artigos exigiram muitas pesquisa e a importação de peças também se fez necessária em parte do processo. "A parte mecânica, por ser Volks, é fácil, mas detalhes como volante, painel, distintivo precisei importar dos Estados Unidos", comenta.
Uma particularidade do modelo é que, diferente do Fusca como se conhece no Brasil, ele tem apenas um escapamento.
Um Hebmüller original não é conseguido hoje por menos de US$ 120 mil ou aproximadamente R$ 250 mil. Bernardes parece reconhecer o valor de sua réplica e garante que não planeja colocá-lo à venda tão cedo.
Morador de Bandeirantes (Norte Pioneiro), ele costuma chamar a atenção por onde passa, principalmente no município onde mora. "Eu gosto de carros antigos e ser reconhecido pelas pessoas por isso da um prazer enorme", conta.
Além do Hebmüller 1953, o agricultor já teve um Karmann Ghia 1969 e não descarta ter novos veículos em um futuro próximo. Segundo ele, para um apaixonado por antigomobilismo, uma das coisas mais prazerosas que existem é uma boa restauração.


