Seis meses depois de colocar no mercado a 3 geração da Ranger, cujas mudanças estéticas foram as grandes novidades, a Ford lançou na semana passada o modelo 2005 com motorização eletrônica a diesel. Como pioneira dessa tecnologia, a nova Ranger Electronic 3.0l chega com promessas desafiadoras: aprimorar a dirigibilidade, aumentar o conforto, com a redução dos níveis de ruído e vibração do motor, e principalmente oferecer economia.
O motor Power Stroke Eletronic 3.0l desenvolvido pela Internacional Engines funciona com um sistema de injeção eletrônica direta tipo ''commom rail'', que além de baixas emissões, garante mais potência e funcionamento silencioso. ''Nós poderíamos ter dado uma turbinada no motor mecânico, mas não atingiríamos os objetivos propostos, sendo um deles diminuir a emissão de poluentes'', explicou o engenheiro-chefe da Ford, Márcio Alfonso.
O novo motor eletrônico, diferente do que acontece com o equipamento mecânico, melhorou a queima de combustível graças ao sistema que passou a bombear o diesel em alta pressão para dentro do tubo, eliminando a bomba de combustível do motor. O equipamento também conferiu à nova Ranger menor torque, o que permite um melhor desempenho. A potência passou de 135 cv para 163 cv. Quanto ao consumo, segundo a montadora, a nova Ranger 3.0l é 6% mais econômica do que o modelo mecânico 2.8l, alcançando 11 km/l.
A Ranger 2005 pode ser encontrada em 20 configurações de modelo, com cabine simples ou dupla, tração 4x2 ou 4x4, dois motores - Power Stroke 3.0 electronic turbodiesel e o 2.3l 16V a gasolina - em quatro versões de acabamento: XL, XLS, XLT e Limited. Nas versões básicas a picape vem com equipamentos de série como direção-hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico e sistema antifurto. Já o modelo Limited, o top de linha, traz bancos de couro, CD-player com viva-voz, santantônio e espelhos retrovisores cromados. O modelo 2.8l a diesel deixará de ser comercializado.
A nova Ranger Electronic foi apresentada na semana passada aos jornalistas e concessionários, mas por estratégia de marketing só estará à venda no mês de abril. A montadora também não divulgou os preços das picapes, mas adiantou que haverá um aumento nos preços de 4% a 10%. A expectativa é que os valores girem entre R$ 63 mil a R$ 98 mil.