São Paulo - A Land Rover escolheu o autódromo mais famoso do Brasil, o de Interlagos, em São Paulo, para apresentar a nova opção de motor da Range Rover Vogue, agora equipada com um potente turbo diesel de 8 cilindros 4.4l; o qual substitui o antigo propulsor TDV8 de 3.6l.
Acompanhada de um câmbio de oito velocidades, a máquina que fica sob o capô do SUV de luxo desenvolve 313 cavalos de potência e vai, segundo a montadora, de 0 a 100 km/h em apenas 7,8 segundos. Ótima marca para um automóvel que pesa quase três toneladas. O torque é de 70 kgfm, atingido a apenas 2.000 rpm. Para completar, a marca britânica informa, orgulhosa, que o consumo do novo motor é o menor já obtido em um Range Rover: 10,6 km com um litro de diesel em uso misto. Consequentemente, a emissão de CO2 também é baixa.
Carro oficial da família real britânica, o Range Rover Vogue é repleto de luxo e sofisticação. É óbvio que o preço corresponde. A opção com o novo propulsor chega às concessionárias brasileiras por R$ 421 mil; valor que torna-o acessível a poucos bolsos. Em 2010, apenas 95 Vogues foram vendidos no Brasil. Porém, em 2011 esse número deve ser maior: somente no primeiro quadrimestre já foram comercializadas 33 unidades, com tendência de aumento com a chegada do diesel TDV8 4.4l.
Na pista de Interlagos, demos seis voltas dirigindo um modelo equipado com o novo motor. Apesar de estar longe de ser um carro desenhado para uma direção com pegada, o SUV não decepciona. Em curvas, até nas mais complicadas, como a do S do Senna, a suspensão funciona perfeitamente bem, auxiliada pelo sistema Terrain Response, que identifica eletronicamente o tipo de solo e calibra a suspensão, aceleração e torque de forma automática.
Quem se baseia apenas no barulho do motor não diz que se trata de um propulsor a diesel por conta do baixo nível de ruído. Quando o pé vai fundo, a resposta é muito boa. Chegamos a 185 km/h no final da reta dos boxes. O segredo para a potência desse motor está no sistema de turbo compressores paralelos sequenciais. Em condições normais, apenas um dos dois funciona. Quando a rotação do motor atinge os 2.400 rpm, o segundo entra em ação, acelarando de forma imperceptível.
Por dentro, o conforto é grande para motorista e passageiros. O Câmbio não tem mais alavanca, que foi substituída por um comando rotativo, o qual seleciona os diferentes modos de condução: P, R, N, D ou S. Há telas independentes para os ocupantes dos bancos traseiros, sistema de som com 14 alto-falantes e bancos revestidos com couro premium.
Ou seja, não há motivo para nenhum membro da família real reclamar. Sem deixar de citar que estamos falando de um veículo 4X4 apto a enfrentar qualquer terreno off-road. ''É tanta sofisticação que tem gente que tem medo e dó de colocar esse carro na lama. Pode por que ele suporta tudo'', comenta, bem-humorado, o presidente da Jaguar Land Rover no Brasil, Flávio Padovan.
Opção 5.0 Supercharged
A Range Rover Vogue é oferecida também com a opção de motorização V8 5.0l a gasolina, que produz nada menos que 510 cavalos de potência e acelera de 0 a 100 km/h em meros 6,2 segundos. O preço: R$ 416.000.
* O jornalista viajou a convite da Land Rover

mockup