O último Salão de Paris do milênio, que terminou no último dia 15, tentou apontar algumas tendências para o futuro do veículo de transporte de passageiros, especialmente o automóvel. Alguns dos protótipos apresentados têm grandes chances de se tornarem realidade nas nossas ruas. Outros não passam de sonho, devaneios e muita ousadia dos profissionais do setor.
  Em casa, a marca Peugeot mostrou quatro brinquedos para se divertir pela cidade. Apelidados de City Toyz, o fabricante informa que, por enquanto, não passam de sonhos. Esses conceitos mostram o desejo lúdico que paira sobre os criadores, todos eles estilistas do Centro de Estilo da Peugeot.
  Usando as asas da imaginação, os inventores pousam esses brinquedos urbanos um pouco fora desse tempo, no meio do trânsito, numa cidade imaginada, ou nos campos próximos, onde automóvel e prazer parecem ser eternos.
  Em tempo de excassez de combustível, não fica difícil imaginar qual o público que a Peugeot pretende atingir com o Vroomster. Ela mesma aponta o caminho: bad boys. Afinal quem mais aceitaria um tanque de combustível entre as pernas do piloto, além deum volante-guiador (semelhante ao de uma motoneta), epára-brisas alongado para proteger condutor e passageiro.  Aliás, os dois assentos são em fila, com piloto e acompanhante posicionados em bancos separados. A semi-cobertura é feita em fibra de carbono com espuma. Cada um dos lugares conta com cinto de segurança de três pontos e os estribos facilitam o acesso a bordo.
  O motor gera potência de 110 cv. O carro de garoto mau mede 3,06 m de comprimento, 1,36 m de altura, 1,52 m de largura e uma distância entre-eixos de 2,10 m. Os protótipos receberam pintura nas cores preta brilhante e verde flashing.
  As medidas do e-doll são mais solidárias e permite levar até três pessoas. Tem quase 2,50 m de comprimento e 1,54 m de largura. O coque (uma espécie de carenagem) autoportante em carbono suporta as baterias; tem cobertura com uma espécie de vidro em uma única peça formando o pára-brisas, o teto e as lanternas traseiras.
  Um detalhe interessante é que não existem portas para os acessos laterais que ficam sempre abertos. O piloto, sentado em posição central, conta com um autêntico guidão de motoneta. Ali estão colocados os comandos de arranque, acelerador, frreios e dos mostradores de painel. A traseira da carroceria ainda comporta um porta-trecos que tem utilidade para o transporte de compras.
  A suspensão dianteira mostra dois semi-trens do tipo pseudo McPherson triangulados. Na traseira reúne dois braços oscilantes que integram dois motores elétricos derivados directamente da Scooter Eléctrica da Peugeot. Cada braço incorpora um motor, que são integrados por uma transmissão por correia.
  Uma proposta mais próxima da realidade é o bobsild. Trata-se de um veículo elétrico com quatro rodas motrizes e três lugares com um inédito interior. Os assentos se colocam do lado esquerdo. Condutor e passageiros se sentam numa posição baixa. No lado direito aparece um amplo espaço para os objetos.
  O bobsild tem distância entre-eixos de 2,20 m, com comprimento de 3,33 m, largura de 1,69 m e altura de 1,10 m. O habitáculo é protegido na frente por um pára-brisas e, atrás, todo coberto por uma espécie de bolha, que integra o teto de vidro.
  Para se entrar no carro essa bolha bascula e eleva-se em torno de um exio situado do lado esquerdo. Ou seja, uma janela/porta permite o acesso ao interior pelo lado direito. As manobras de direção são realizadas por duas alavancas ou joy sticks, colocadas entre as pernas do motorista.
  O veículo conta com quatro rodas motrizes. Cada uma delas é equipada com dez pequenos motores elétricos de 500 W cada. O centro da roda – ou seja, a sua cobertura –, é fixo e suporta os dez motores repartidos pela sua periferia. Quando um motor entra em funcionamento, um pinhão situado na extremidade de cada veio de motor comanda a roda, cujo interior é constituído por uma coroa dentada.
  Assim, os dez pequenos motores fazem rodar a roda, equipada com um pneu de 560 mm de diâmetro à frente e 730 mm atrás. A potência disponível é de 5kW por roda, pelo que a potência total do bobsild se eleva a 20 kW.
  O kart-up é um pequeno roadster com carroçaria autoportante de carbono. O produto oferece dois lugares na frente e um motor de seis cilindros em V de série, capaz de gerar uma potência máxima de 210 cv. O veículo mede 3,28 m de comprimento e 1,52 m de largura. Os ocupantes sentam no nível do solo. O habitáculo é protegido por pára-brisa e teto de vidro formando uma bolha.
  Para abrir, a bolha bascula para a frente junto com o capô dianteiro. A suspensão kart-up mede 1,08 m de altura e é sustentada por triângulos duplos, na frente e atrás.

mockup