A Pirelli anunciou quarta-feira, em Xapuri, no Acre, o lançamento de seu pneu com borracha 100% natural. A iniciativa faz parte de um acordo firmado há mais de dois anos com cooperativas de seringueiros da região e prevê o consumo de mais de 150 toneladas da borracha produzida no Brasil, principalmente em Xapuri e em Sena Madureira, no Acre.
O anúncio foi feito pelo presidente da Pirelli, Giorgio della Seta, na presença do governador do Estado, Jorge Viana; da senadora Marina Silva (PT); de representantes da Fundação Chico Mendes e de comunidades de seringueiros.
De acordo com a empresa, o Pneu Xapuri vai garantir trabalho e renda para mais de 300 famílias de seringueiros da região. A matéria-prima será extraída de 90 mil hectares de seringais nativos. O novo pneu já está sendo produzido na fábrica da Pirelli em Feira de Santana, na Bahia e pode ser montado em eixos direcionais e livres, em veículos de transporte de carga e passageiros para percursos pavimentados e mistos. Inicialmente, o Xapuri será comercializado nas regiões Norte e Nordeste e estará disponível nas medidas 9.00-20 e 10.00-20.
A Pirelli Pneus possui cinco fábricas no Brasil, localizadas em Santo André, Campinas, Sumaré, Feira de Santana e Gravataí. Em 99, a empresa registrou um faturamento de R$ 1 bilhão no País.