Pesquisadores do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP acabam de criar o protótipo de um veículo que pode ser comandado apenas com movimentos da cabeça. Trata-se do Veículo com Controle Inercial (VCI), que poderá ser utilizado por pessoas tetraplégicas capazes de mover o pescoço, ou paraplégicas, que queiram movimentar-se com facilidade e conforto.
Os comandos para a movimentação do VCI são simples e não dependem de nenhuma vinculação mecânica: quando a cabeça é inclinada para frente, o veículo desloca-se na mesma direção. Para movimentá-lo para traz, basta inclinar a cabeça no mesmo sentido. Os movimentos para esquerda e para a direita também são acionados da mesma maneira.
Para que o veículo faça um giro, para qualquer lado, basta que o usuário faça o movimento com a cabeça para o lado desejado.
O sistema de acionamento do VCI é feito por meio de um sensor adaptado num capacete que será utilizado pelo usuário.
Com o movimento da cabeça, os sensores emitem sinais elétricos digitais que, enviados ao computador do veículo, são transformados em corrente elétrica que acionam dois motores elétricos de corrente contínua. ‘‘Não há qualquer tipo de risco em caso de um desmaio ou movimento repentino do usuário, como ocorre numa crise de tremor ou coisa semelhante.
O sensor transmite apenas sinais de movimentos bem definidos: à esquerda, à direita, à frente, para trás ou giros para ambos os lados. Em caso de qualquer movimento brusco, o VCI pára automaticamente’’, explica o professor Nicola Getschko, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica e coordenador do projeto.
De acordo com o professor, a idéia principal foi testar os sistemas, que podem ser adequados em várias outras aplicações.
‘‘Como em sistemas de segurança, por exemplo, onde uma câmera poderia ser comandada a distância com os movimentos da cabeça de um vigilante’’, diz o pesquisador. O VCI pode atingir uma velocidade máxima de 3 quilômetros por hora, suportando uma carga máxima de 120 quilos. A autonomia prevista, para uso doméstico, é de 12 horas. A equipe responsável pelo desenvolvimento do VCI, coordenada pelo professor Getschko, é composta pelos alunos de graduação do curso de Engenharia Mecânica (modalidade Mecatrônica) Eduardo Aoun Tannuri e Paulo César Debenest.

mockup