Um lugar no qual adultos voltam a ser crianças e as crianças têm oportunidade de brincar de adultos. Um templo para aqueles de idolatram esses sonhos sobre quatro rodas, há carros para todos os lados e de todos os tipos, para gostos e idades diferentes.
Numa pista de autorama quatro jovens voltam à infância por alguns minutos, no simulador de F-1 rapaz faz pose de piloto, no circuito off-road todos se transformam em velhos aventureiros, desbravadores das infindáveis trilhas brasileiras, mesmo aqueles que deixam transparecer que nunca colocaram os pés na lama, e quando chega a hora de correr pelo circuito de Interlagos, o ego dos pilotos não cabe dentro dos carros.
O clima é pra lá de estimulante, nos boxes a movimentação parece com as de dia de corrida, ao invés de pilotos e mecânicos, centenas de instrutores e marinheiros de primeira viagem. Também não faltam as incontáveis modelos, loiras, ruivas, morenas, mas o olhar dos marmanjos são mesmo para as máquinas. Mas quem acha que essa paixão é exclusividade de homem, se engana, as mulheres aguardam ansiosas a hora do test-drive, quando chega o momento de colocar a balaclava e o capacete fica evidente a emoção. E quando chega a hora de dirigir, dão um show.
O evento é inédito no mundo, em nenhum outro lugar apaixonados por automobilismo têm a chance de pilotar o carro dos sonhos, na pista dos sonhos. É mantido o mesmo trajeto da Fórmula 1. Uma série de cones colocados na curvas indica o melhor traçado, outros cones coloridos indicam a hora de frear, reduzir a marcha e depois retomar a velocidade, que é limitada a 120 quilômetros por hora. Ultrapassagens só podem ser feitas na retas, com aval do instrutor.
A enorme lista de regras tem que ser seguida rigorosamente, mas não é capaz de tirar a emoção das três voltas pelo autódromo. Na hora em que sai dos boxes, é impossível não sentir o gostinho de ser piloto. Poucos metros à frente você se depara com o S do Senna, é preciso se concentrar na pista, mas a atenção é dividida com um emaranhado de lembranças e recordações que cada curva e reta trazem. As imagens de Senna, Piquet, Barrichelo e Felipe Massa estão na memória desse povo apaixonado por automobilismo.
O Quatro Rodas Experience, que termina hoje, espera receber cerca de 20 mil visitantes de todo Pais. É o segundo ano de evento que é realizado no autódromo de Interlagos. Para Alfredo Ogawa, diretor do núcleo Motor e Esporte da Editora Abril, a proposta ''é criar um evento que não se limite a mostrar os automóveis. O intuito do QRX e proporcionar aos visitantes a chance de dirigir um carro no mesmo percurso onde Senna, Piquet, Fittipaldi e tantos outros fizeram historias''.
Ferrari F430, Mustang Shelby, Nissan 350Z Nismo, Lobini H1, Citroen C4 Sport, Renault Mégane F1 são apenas alguns do mais de 80 modelos que estão disponíveis para os visitantes darem uma volta no autódromo.
A pista off-road, construída especialmente para o evento, tem 1,5 quilômetro de extensão. Entre os obstáculos estão o King (subida e descida com ângulos bem acentuados), inclinação lateral, fosso de lama, piso de toras, transposição lateral (na qual o veículo fica com uma roda no ar), gangorra, travessias de pedras e areia.
Bólidos clássicos e antigos estão em exposição, os precursores de modelos que fizeram a história do mundo automobilístico como o Ferrari Dino, Porsche Carrera, Corvette Split-Window e BMW Alpina, que pertenceu a Emerson Fittipaldi.
Para quem não está disposto a pilotar na pista de Interlagos, tem outras opções para a diversão. Um pista de autorama de 40 metros, simulador FreeChoice (simula um sistema de controle eletrônico para câmbios) e o Pit Stop Challenge (reúne grupos de quatro pessoas para realizar a troca de pneus de um protótipo da Fórmula 1).
Nunca é cedo demais para começar instruir os futuros motoristas sobre as leis de trânsito. Por meio de uma peça de teatro os pequenos aprendem a se comportar no trânsito em três papéis diferentes: pedestres, ciclistas e motoristas.

mockup