Peugeot 208 é a nova aposta da marca para o Brasil
PUBLICAÇÃO
sábado, 23 de março de 2013
João Fortes<br>Reportagem Local 
Búzios - Menos de um ano após ser lançado na Europa, o Peugeot 208 agora quer ganhar o coração dos brasileiros. Principalmente daqueles que buscam um modelo compacto, mas com a oferta de equipamentos diferenciados e design inovador.
O hatch tem previsão de chegar às concessionárias no dia 13 de abril e na semana passada foi apresentado à imprensa nacional em Búzios (RJ). Mostrou ter atributos suficientes para se destacar no mercado e disputar vendas com os principais concorrentes, como Citroën C3, Chevrolet Sonic e Fiat Punto.
Por fora, o 208 brasileiro tem poucas diferenças do europeu, com um visual atraente, linhas marcantes, mas harmoniosas. O grande destaque é a traseira, principalmente pelo desenho e disposição de faróis e lanternas, que, invadindo parte da lateral, rementem às garras de um leão, animal símbolo da marca.
O ambiente interno também se destaca e mesmo com a predominância do plástico, garante um bom acabamento, com material de qualidade. Alguns itens do habitáculo tornam o 208 um modelo diferenciado no segmento, desde a versão mais básica. É o caso do painel mais alto e o volante de diâmetro reduzido.
O espaço para os ocupantes não deixa a desejar e tanto o motorista como o passageiro da frente ficam muito bem acomodados. Já quem viaja atrás tem um bom espaço para pernas e joelhos.
No quesito dirigibilidade, o modelo também agrada. Durante o evento de lançamento, a reportagem da FOLHA testou a versão intermediária, Allure, equipada com o motor 1.5 Flex, que promove 93 cavalos de potência e 14,2 mkgf de torque.
No trajeto, com cerca de 200 km de rodovia entre Rio de Janeiro e Búzios, o 208 desenvolveu bem a velocidade, mesmo com o ar condicionado ligado, e se mostrou ágil em retomadas e ultrapassagens.
O pequeno volante da um toque de esportividade, reforçando o lado divertido de guiar um automóvel. A direção é do tipo elétrica assistida, o que proporciona maciez e controle. Ainda é possível ajustar profundidade e altura do volante, melhorando a ergonomia para o motorista.
O câmbio manual de cinco velocidades também se mostrou eficiente, com trocas macias, precisas e marchas que podem ser bem esticadas.
E nada melhor do que guiar um carro equipado com central multimídia, item mais comum em modelos premium, mas que vem de série já a partir da versão testada. O equipamento merece destaque, pois além da gama variada de opções oferecidas, tem funcionalidade eficiente.
É o caso do GPS, que vai além da simples navegação e orientações do trajeto. O equipamento traz informações importantes como distância acumulada e parcial percorrida e estipula um horário para chegada no destino, que vai sendo corrigido de acordo com o rendimento da viagem. Também é possível adicionar, na mesma rota, vários destinos, que ficam sinalizados no mapa. Mesmo desligando e religando o carro para dar continuidade ao trajeto, o sistema retoma a rota a partir da parada até o último destino.
Também vem de série, desde a versão intermediária, o teto panorâmico, outro item inovador para o segmento e que proporciona uma experiência singular, principalmente para os passageiros de trás. Leia mais nesta edição.
O repórter viajou para Búzios a convite da Peugeot.


