Paris privilegia as novas tecnologias
PUBLICAÇÃO
sábado, 07 de outubro de 2000
Da Redação 
O Salão de Paris, o segundo maior em número de visitantes, perdendo apenas para o de Tóquio, é atualmente a maior vitrine automobilística do mundo. A mostra, que acontece de dois em dois anos, começou no último dia 30 e prossegue até o dia 15 deste mês na França.
Neste ano, o tema escolhido pelos organizadores do Salão de Paris é Embarque para o Futuro, já que este é o último grande evento do setor automobilístico no século XX. Por isso, as marcas privilegiaram em seus estandes a apresentação de novas tecnologias que equiparão os carros nos próximos anos, sobretudo itens ligados à eletrônica.
Um exemplo é o controle de cruzeiro inteligente, sistema que regula a velocidade de acordo com os obstáculos encontrados pelo carro, ao contrário dos atuais, que mantêm uma velocidade constante.
São mais de 60 lançamentos apresentados por marcas de todo o mundo no Salão de Paris.
Ao todo são oito pavilhões, alguns maiores, outros menores que o Anhembi. Quatro deles serão dedicados exclusivamente à exposição de automóveis e utilitários, agrupando 600 expositores de 27 países.
A importância do Salão francês é tamanha que muitas surpresas são escondidas até o último momento. Foi assim com o novo Porsche Carrera GT, que atraiu os olhares de jornalistas de todo o mundo. O carro, um roadster (conversível de dois lugares) com estilo agressivo e porte maior que o Boxster, deriva da plataforma do Carrera de linha. O motor é um impressionante V10 aspirado de 5.5 litros e 565 cv de potência, capaz de levar esse bólido a 330 km/h de velocidade final e de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos.
Considerado a grande surpresa do Salão de Paris, o Porsche Carrera GT é uma exclusividade. Deve começar a ser vendido a partir de 2003 pela bagatela de US$ 314 mil, ou quase R$ 600 mil. O carro foi projetado como um modelo de competição adaptado para ser usado no dia a dia. A carroceria de fibra de carbono, o motor derivado dos bólidos que participaram da edição mais recente das 24 Horas de Le Mans, entre outras características, são resultados da experiência da marca alemã nas pistas.
O estilo agressivo deixa claro a vocação esportiva do modelo, marcado pelas enormes entradas de ar e pelo capô traseiro que deixa o motor à mostra. As rodas dianteiras de aro 19 têm pneus 265/30-R19. As traseiras, são ainda maiores: com aro de 20 polegadas, são montadas em pneus 335/30-ZR20. O visual arrojado se completa com os espelhos que lembram os carros de corrida da marca que fizeram sucesso no passado, em conjunto com a frente de quatro faróis, além do aerofólio que se move a partir dos 120 km/h.
No interior, os bancos de couro contam com cintos de quatro pontos e apoios laterais também para os joelhos e pernas. Dividindo o espaço entre o piloto e o passageiro, o console central feito de alumínio segue em direção ao painel deixando a alavanca do câmbio manual de seis marchas na altura do volante, o que facilita a pilotagem. A instrumentação futurista exibe o conta-giros analógico no centro. Já as informações necessárias sobre o carro, a pista e condições climáticas são exibidas em um mostrador digital.


