A partir do final deste mês, quando você vir um utilitário de pequeno porte na rua e achar que é um Suzuki Grand Vitara preste bem atenção, pois você poderá estar enganado. É que a General Motors do Brasil coloca nas ruas em breve o Chevrolet Tracker 4 x 4, que é a cara do modelo japonês. E não é por acaso. O veículo, produzido na Argentina, é realmente o próprio Vitara com algumas pequenas alterações. E como pode isso? É que a GM detém 20,1% das ações da Suzuki.
Uma das diferenças do Tracker, que marca a entrada da GM no segmento de utilitários esportivos pequenos, em relação ao Grand Vitara está na grade dianteira, mais moderna. Diferente do irmão, a gasolina e a diesel, o Tracker só é oferecido a diesel. Os preços são parecidos. O modelo da GM custa R$ 61,9 mil, enquanto que o carro da Suzuki é oferecido a R$ 62,2 mil.
O Tracker conta com motor 2.0 litros turbodiesel intercooler, de 4 cilindros, que é produzido pela Mazda, e tem potência máxima de 87 cavalos a 4.000 rpm e torque máximo de 22.0 mkgf a 2.000 rpm. Não é o forte do veículo a velocidade, que chega a 142 Km/h. O carro demora 21 segundos para chegar de 0 a 100 km/h. Em compensação, o proprietário vai ter um alívio no bolso na hora de abastecer. Na cidade, a média de consumo é de 11,6 Km com um litro. Na estrada, chega a 14,5 km por litro. O tanque é de 66 litros.
O veículo tem boa dirigibilidade, tanto na estrada quanto em pista mais acidentada, onde demonstrou absorver bem os impactos mesmo num trecho sobre pedras grandes e irregulares. Com isso, torna mais confortável e agradável a condução. Nos moldes dos 4 x 4, tem os componentes da parte interior da plataforma protegidos por uma moldura, o que reduz a possibilidade de problemas na prática do off-road.
No aspecto visual, o Tracker tem aparência de robustez. Os pára-choques dianteiro e traseiro são na cor do veículo. No traseiro, piso antiderrapante contribui para a segurança ao se manusear objetos no porta-malas, que, com 275 litros, não é dos maiores, e no bagageiro do teto.
No interior, o carro apresenta bom nível de conforto. Direção hidráulica; ar condicionado; acionamento elétrico de vidro, trava, espelhos e teto solar; porta-copos, porta-objetos e coluna de direção com regulagem são alguns exemplos. O carro ainda pode receber itens de personalização, como aerfólio, estribos laterais, adesivos nas portas etc.
Em relação à segurança, conta com airbag duplo, sistema de freio antiblocante ABS nas quatro rodas com função EBD (Sistema de Distribuição Eletrônico de Frenagem), barras de proteção contra impactos laterais no interior das portas, sistema central de travas elétricas, entre outros itens.