Pista na ExpoLondrina foi projetada para que o motorista conheça e teste as tecnologias embarcadas nas Chevrolet S10
Pista na ExpoLondrina foi projetada para que o motorista conheça e teste as tecnologias embarcadas nas Chevrolet S10



Gosta de aventura? De frio na barriga e coração acelerado? Que tal sentir tudo isso a bordo de uma picape? A pista de off-roads construída na ExpoLondrina não é para os fracos de coração. O percurso foi projetado para que o motorista conheça e teste as tecnologias embarcadas nas Chevrolet S10.
A pista começa com uma inclinação positiva. Até aí, sossegado. O bicho pega no obstáculo seguinte: o pêndulo. A picape fica com o pneu direito totalmente no ar, evidenciando as características do chassi rígido monobloco. "Com o eixo rígido você não tem torção. Quando ocorre a torção o carro fica molenga, com rangidos e pode ocorrer quebras do eixo", explicou Thiago Ribeiro, instrutor técnico da GM. O chassi rígido também permite que o motorista abra a porta e os vidros mesmo com o veículo inclinado.
Para recuperar o fôlego o próximo obstáculo é uma inclinação negativa e logo em frente há uma forte subida para testar o assistente de partida de rampa (HSA). O motorista tem três segundos para arrancar em subida, sem que o veículo volte para trás. O assistente de descida (HDC) controla a velocidade em descidas íngremes sem a necessidade de intervenção do motorista, proporcionando maior controle do veículo.
A caixa de ovo coloca em cheque a suspensão da picape. O novo conjunto de suspensão e freios e o sistema de controle de vibrações e ruídos garantem conforto dentro da cabine e absorção suave dos solavancos.
É uma experiência interessante, que pode ser feita ao volante ou como passageiro, e possibilita conhecer as potencialidades do veículo. "Às vezes, a pessoa compra uma picape e nem sabe o que ela pode fazer", comentou Ribeiro. Na ExpoLondrina, o percurso é sempre acompanhado de um instrutor e o visitante pode escolher entre a versão S10 Flex e High Country. (A.M.P)