DICA DO MECÂNICO

Evite rodar com o tanque na reserva
Um hábito que traz problemas para o carro é rodar com o tanque sempre na reserva. Pouca gasolina no reservatório faz com que os resíduos naturalmente depositados dentro do tanque entrem no sistema de alimentação. Com o tempo, essa sujeira entope filtros e prejudica o funcionamento da injeção eletrônica, sujando e obstruindo também os bicos injetores. Além disso, tanque com pouco combustível provoca o aquecimento excessivo da bomba elétrica (na maioria dos modelos ela trabalha mergulhada dentro do reservatório, imersa na gasolina), o que pode acabar danificando esse componente.


CONHEÇA SEU CARRO

Filtros
Óleo - É o elemento que retém as partículas abrasivas não retidas pelo filtro de ar, assim como as partículas metálicas resultantes do desgaste natural do motor e as resultantes da combustão. A própria degradação do óleo lubrificante geram substâncias nocivas e que deverão ser agregadas pelo óleo e retidas pelo filtro.
Combustível - São formados por um elemento cilíndrico, normalmente colocado no coletor, através do qual o combustível entra no carburador.


LEITOR PERGUNTA

Como funciona o sistema de freios a disco?
Walter Gonçalves Mota, vendedor (Foz do Iguaçu)

O sistema de freios a disco é o mais utilizado atualmente por ser mais leve e mais eficiente que o sistema a tambor. Por dissipar melhor o calor, também está menos sujeito ao fading. Consiste em um disco montado sobre o cubo da roda e uma pinça que suporta as duas pastilhas de freio. Ao aplicar os freios, as pastilhas serão pressionadas contra as duas faces do disco, por meio de êmbolos montados na pinça e acionados hidraulicamente. Para aumentar ainda mais o resfriamento, os discos podem ser ventilados, formados por dois discos unidos por aletas, ou com furos transversais na face do disco, ou uma combinação dos dois.

João Paulo Ferreira, especialista em freios

mockup