Mauricio Della Barba
Depois da direção hidráulica, do ar condicionado e do air bag, a próxima aposta da indústria automobilistica para conquistar o consumidor é a embreagem automática. O equipamento, que aumenta o conforto e facilita a vida do motorista no trânsito, já é disponível em pelo menos dois automóveis brasileiros – Mercedes Classe A e Fiat Palio Citymatic – e um importado, o Renault Twingo Easy.
Para confirmar a praticidade do sistema inovador, a Folha Carro & Cia convidou o auxiliar técnico da Seleção Brasileira de Basquetebol e atual treinador da equipe do Grêmio Londrina, Ênio Vecchi, e a gerente de vendas Leirimar Natalida José Santos, para testar e avaliar uma versão do Palio Citymatic pelas ruas de Londrina.
Logo na partida, a ausência do pedal de embreagem provocou um certo incômodo para os dois convidados. ‘‘É estranho, parece que falta alguma coisa’’, disse Vecchi ao iniciar a avaliação. O treinador, que já havia andado em automóveis com câmbio automático – onde não é necessário a troca manual das marchas – demorou pouco tempo para se adaptar na condução do Citymatic. ‘‘É só esquecer a perna esquerda e tudo fica mais fácil’’, explica.
No pára-e-anda do trânsito, Vecchi sentiu a diferença. ‘‘É mais prático e a gente não perde tempo nas saídas de sinaleiro’’, admite. Dono de um Volkswagen Parati 1.0 16V, o técnico do Grêmio Londrina acredita que a embreagem automática será uma tendência para o futuro dos carros. ‘‘Assim como a direção hidráulica e o ar condicionado conquistaram o gosto dos brasileiros, acho que esse sistema também será aprovado’’, disse.
Além da praticidade e do conforto, Vecchi assinalou outras qualidades no Citymatic. ‘‘Ele reúne a sensação de comando do carro, possibilitando trocar as marchas manualmente, com a comodidade do câmbio automático, sem precisar ficar pisando na embreagem a todo momento’’, conta.
A gerente de vendas Leirimar também é da mesma opinião de Vecchi. ‘‘Com esse carro, dirigir ficou mais fácil para as mulheres’’, avalia. Segundo ela, a sistemática de controle entre a embreagem e o acelerador é uma das maiores dificuldades na hora de aprender a dirigir. Com a embreagem automática, o problema praticamente inexiste. ‘‘A mulher, principalmente, tem o hábito de colocar o pé no pedal da embreagem quando está dirigindo. Passa uma sensação de segurança, o que é errado. Neste carro, isso não é possível’’, explica.
Leirimar demorou pouco para se acostumar com o engate das marchas sem a necessidade de pisar na embreagem, pegando o jeito rapidamente. ‘‘Tudo é uma questão de prática’’, lembra. Já com mais desenvoltura no trânsito, a gerente de vendas, proprietária de um Ford Mondeo, gostou da novidade. ‘‘Acho que as auto-escolas deveriam contar com esse carro para ensinar os novos motoristas’’, sugere. Leirimar também acredita que o consumidor brasileiro deva aprovar o novo mecanismo. ‘‘Acho que é uma evolução natural, uma modernização bem-vinda do modo de dirigir’’, disse.
Perguntados se comprariam um Palio Citymatic, tanto Vecchi quanto Leirimar disseram que sim. ‘‘Compraria sem dúvida. É melhor, mais prático e confortável’’, justifica o treinador de basquete. ‘‘Também compraria, com toda a certeza. É uma comodidade que não se pode renegar’’, alega a gerente de vendas.
O Palio Citymatic avaliado pelos dois convidados, vem equipado com a embreagem automática, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, e custa R$ 20.661, aproximadamente R$ 1 mil a mais que a versão do Palio ELX sem o equipamento e sem a direção hidráulica. A Fiat também oferece a versão do Palio EX – modelo mais simples – equipado de fábrica com a embreagem automática. O preço do opcional acrescenta apenas R$ 800,00 no preço básico de R$ 16.200.
Apesar de agradar, o preço final do Palio Citymatic foi a única crítica dos convidados. ‘‘Acho R$ 20 mil um preço muito caro para um carro 1.0. Deveria ser mais barato’’, comenta Vecchi. ‘‘É muito caro. Acho que para um equipamento que estão tentando colocar no mercado, o preço deveria ser mais acessível’’, disse Leirimar.Câmbio com embreagem automática do Palio Citymatic passa pela avaliação de dois motoristas convidados pela Folha Carro&Cia
Foto: César AugustoO Palio Citymatic conta com motor 1.0 litro, direção hidráulica, vidros e travas elétricas. Custa R$ 20 milFoto: Paulo WolfgangA gerente de vendas Leirimar Sabtos aprovou o mecanismo. ‘‘Acho que é uma evolução natural, uma modernização bem-vinda’’Foto: Paulo Wolfgang‘‘ O carro é melhor, mais prático e confortável. Só acho um pouco caro demais’’, salientou Ênio VecchiFoto: César AugustoO auxiliar técnico da Seleção Brasileira de Basquete, Ênio Vecchi, sente a ausência do pedal de embreagem: ‘‘É estranho !’‘‘Agora ficou mais fácil para as mulheres aprenderem a dirigir’’, comentou a gerente de vendas Leirimar Santos