O pedal de embreagem sumiu !!
PUBLICAÇÃO
sábado, 01 de abril de 2000
Mauricio Della Barba
Depois da direção hidráulica, do ar condicionado e do air bag, a próxima aposta da indústria automobilistica para conquistar o consumidor é a embreagem automática. O equipamento, que aumenta o conforto e facilita a vida do motorista no trânsito, já é disponível em pelo menos dois automóveis brasileiros Mercedes Classe A e Fiat Palio Citymatic e um importado, o Renault Twingo Easy.
Para confirmar a praticidade do sistema inovador, a Folha Carro & Cia convidou o auxiliar técnico da Seleção Brasileira de Basquetebol e atual treinador da equipe do Grêmio Londrina, Ênio Vecchi, e a gerente de vendas Leirimar Natalida José Santos, para testar e avaliar uma versão do Palio Citymatic pelas ruas de Londrina.
Logo na partida, a ausência do pedal de embreagem provocou um certo incômodo para os dois convidados. É estranho, parece que falta alguma coisa, disse Vecchi ao iniciar a avaliação. O treinador, que já havia andado em automóveis com câmbio automático onde não é necessário a troca manual das marchas demorou pouco tempo para se adaptar na condução do Citymatic. É só esquecer a perna esquerda e tudo fica mais fácil, explica.
No pára-e-anda do trânsito, Vecchi sentiu a diferença. É mais prático e a gente não perde tempo nas saídas de sinaleiro, admite. Dono de um Volkswagen Parati 1.0 16V, o técnico do Grêmio Londrina acredita que a embreagem automática será uma tendência para o futuro dos carros. Assim como a direção hidráulica e o ar condicionado conquistaram o gosto dos brasileiros, acho que esse sistema também será aprovado, disse.
Além da praticidade e do conforto, Vecchi assinalou outras qualidades no Citymatic. Ele reúne a sensação de comando do carro, possibilitando trocar as marchas manualmente, com a comodidade do câmbio automático, sem precisar ficar pisando na embreagem a todo momento, conta.
A gerente de vendas Leirimar também é da mesma opinião de Vecchi. Com esse carro, dirigir ficou mais fácil para as mulheres, avalia. Segundo ela, a sistemática de controle entre a embreagem e o acelerador é uma das maiores dificuldades na hora de aprender a dirigir. Com a embreagem automática, o problema praticamente inexiste. A mulher, principalmente, tem o hábito de colocar o pé no pedal da embreagem quando está dirigindo. Passa uma sensação de segurança, o que é errado. Neste carro, isso não é possível, explica.
Leirimar demorou pouco para se acostumar com o engate das marchas sem a necessidade de pisar na embreagem, pegando o jeito rapidamente. Tudo é uma questão de prática, lembra. Já com mais desenvoltura no trânsito, a gerente de vendas, proprietária de um Ford Mondeo, gostou da novidade. Acho que as auto-escolas deveriam contar com esse carro para ensinar os novos motoristas, sugere. Leirimar também acredita que o consumidor brasileiro deva aprovar o novo mecanismo. Acho que é uma evolução natural, uma modernização bem-vinda do modo de dirigir, disse.
Perguntados se comprariam um Palio Citymatic, tanto Vecchi quanto Leirimar disseram que sim. Compraria sem dúvida. É melhor, mais prático e confortável, justifica o treinador de basquete. Também compraria, com toda a certeza. É uma comodidade que não se pode renegar, alega a gerente de vendas.
O Palio Citymatic avaliado pelos dois convidados, vem equipado com a embreagem automática, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, e custa R$ 20.661, aproximadamente R$ 1 mil a mais que a versão do Palio ELX sem o equipamento e sem a direção hidráulica. A Fiat também oferece a versão do Palio EX modelo mais simples equipado de fábrica com a embreagem automática. O preço do opcional acrescenta apenas R$ 800,00 no preço básico de R$ 16.200.
Apesar de agradar, o preço final do Palio Citymatic foi a única crítica dos convidados. Acho R$ 20 mil um preço muito caro para um carro 1.0. Deveria ser mais barato, comenta Vecchi. É muito caro. Acho que para um equipamento que estão tentando colocar no mercado, o preço deveria ser mais acessível, disse Leirimar.Câmbio com embreagem automática do Palio Citymatic passa pela avaliação de dois motoristas convidados pela Folha Carro&Cia
Foto: César AugustoO Palio Citymatic conta com motor 1.0 litro, direção hidráulica, vidros e travas elétricas. Custa R$ 20 milFoto: Paulo WolfgangA gerente de vendas Leirimar Sabtos aprovou o mecanismo. Acho que é uma evolução natural, uma modernização bem-vindaFoto: Paulo Wolfgang O carro é melhor, mais prático e confortável. Só acho um pouco caro demais, salientou Ênio VecchiFoto: César AugustoO auxiliar técnico da Seleção Brasileira de Basquete, Ênio Vecchi, sente a ausência do pedal de embreagem: É estranho !Agora ficou mais fácil para as mulheres aprenderem a dirigir, comentou a gerente de vendas Leirimar Santos