Novos faróis da Ford vão usar fibra ótica
PUBLICAÇÃO
domingo, 30 de dezembro de 2001
Agência Estado 
A Ford Motor Company pretende utilizar uma nova tecnologia de faróis para proporcionar melhor visibilidade, menos brilho e custos mais baixos. A montadora norte-americana, que quer atrair a atenção do público para a novidade, apresentará o novo farol nas próximas mostras de automóveis realizadas pelo mundo.
O farol utiliza duas tecnologias: a de descarga de alta intensidade (HID) e a de diodo emissor de luz (LED). As lâmpadas HID da Ford contam com um módulo que produz luz brilhante a partir de um arco elétrico imerso em gás e uma estrutura de fibra ótica que transporta a luz para os faróis.
De acordo com o técnico sênior de componentes ópticos eletrônicos da Ford, Mahendra Dassanayeke, o custo para se substituir os faróis de HID quando há alguma avaria no automóvel é bem mais baixo e a peça requer menos energia do que as atuais, que contam com lâmpadas de halogênio. ''Para os clientes, ele é simplesmente fantástico'', afirma.
A Mercedes-Benz tem utilizado uma espécie de farol de alta descarga desde 1999, mas não utiliza fibras ópticas. ''E há vários usuários que reclamam do brilho da luz de HID'', comentou o presidente do Centro de Segurança Automotivo, Clarence Ditlow.
Dessanayke, contudo, afirma que as lâmpadas HID com fibras ópticas produzem menos brilho do que as convencionais. ''Além disso, podemos mudar a cor da luz para torná-la mais agradável ao olho humano'', diz.
A primeira apresentação do protótipo que utiliza os faróis de HID se dará em 5 de janeiro, durante o Los Angeles Auto Show.


