Quem já teve a oportunidade de dirigir o Novo Golf vai saber do que estamos falando. O desempenho do hatch da Volkswagen, cedido à reportagem pela concessionária Norpave, conquista à primeira acelerada, assim como o conforto da cabine e a tecnologia embarcada. Agora, ele ganha dois opcionais inéditos na categoria: o Assistente de Luz Dinâmica (DLA) e o Controle Adaptativo de Distância e Velocidade (ACC), disponíveis nas versões Highline e GTI. Os dois novos sistemas conferem mais segurança e, claro, dezenas no preço final das versões.
Na prática, com o ACC o Novo Golf acelera e freia sozinho, basta selecionar a velocidade desejada e a distância a ser mantida dos veículos à frente. Em todas as situações o motorista continua no comando, podendo interromper o sistema sempre que necessário, desligando ou acionando os pedais do freio ou do acelerador, por exemplo, no caso de algum veículo mais lento entrar na frente de modo imprevisto.
Já o Assistente de Luz Dinâmica efetua a troca automática entre luz alta e baixa dos faróis, evitando ofuscar quem está à frente ou trafega no sentido contrário. Por meio de uma câmera instalada na parte superior do para-brisa o sistema analisa o tráfego adiante. A luz alta dos faróis é acionada automaticamente a partir dos 60 km/h, permanecendo ativada. Se o sistema detectar veículos em direção oposta ou trafegando adiante do carro, ele modula os faróis, mascarando as áreas que possam perturbar outros usuários da via. Quando não há mais veículos à frente ou em sentido contrário, o sistema restabelece a luz alta.
Os dois sistemas acrescentam em segurança, mas, por consequência, elevam os preços do Novo Golf. O DLA pode ser incluído no pacote Executive da versão intermediária, Highline, e faz o preço inicial subir de R$ 71.990 para R$ 94.990, enquanto o kit premium, que oferece DLA e ACC, eleva o preço para R$ 104.990. Na versão esportiva GTI, os valores sobem de R$ 99 mil para R$ 115 mil (apenas com DLA) e R$ 126 mil (com DLA e ACC).

Novo Golf: veloz e ainda mais seguro
Novo Golf: veloz e ainda mais seguro Novo Golf: veloz e ainda mais seguro Novo Golf: veloz e ainda mais seguro Novo Golf: veloz e ainda mais seguro Novo Golf: veloz e ainda mais seguro Novo Golf: veloz e ainda mais seguro Novo Golf: veloz e ainda mais seguro



Na direção
Testamos a versão Highline 1.4 a gasolina do Novo Golf em trajeto urbano e rodoviário. Os bancos esportivos, de ajuste manual, são confortáveis e o volante, que contém os botões de comando do telefone e do rádio, tem bom encaixe. O teto solar deixa o ambiente agradável em dias não muito quentes, mas há quem prefira acionar o eficiente ar-condicionado dual zone (com ajustes independentes para motorista e passageiro). A partida se dá sem chave, pelo botão do sistema Kessy. Daí, basta acelerar e sentir a resposta imediata do motor e as trocas suaves do câmbio automático de sete marchas. O isolamento acústico da cabine permite conforto mesmo a altas velocidades.
Na cidade, vale acionar o botão Start Stop, que desliga o motor em pequenas paradas – como semáforos – retomando com apenas um toque no acelerador. O sistema permite uma direção mais econômica. O botão Auto Hold funciona como um freio de mão e, quando acionado, "segura" o veículo em subidas, sem necessidade de pisar no freio, mesmo com o câmbio na função D.

Continue lendo:

- Tecnologia desde a entrada