Novo Golf é maior que o antecessor
PUBLICAÇÃO
domingo, 15 de novembro de 1998
Samuka Lopes 
O Novo Golf, maior que o anterior, deve chegar ao mercado nacional no mês de dezembro. O produto foi uma das estrelas da VW no último Salão do Automóvel, realizado em São Paulo. No próximo dia 23 a empresa faz a festa de lançamento do produto em Recife, Pernambuco. Mas vale dizer que a montadora está importando o produto do México. Isso porque a fábrica da Volkswagen/Audi está em fase final de acabamento.
Na próxima quarta-feira a empresa abre as portas da fábrica para a primeira visita da imprensa nacional. Será possível observar os primeiros pré-série do Novo Golf, montados em regime de CKD no Centro de Treinamento da Unidade, que absorverá investimentos no valor de R$ 750 milhões. O Novo Golf Made In Brasil deve sair da linha de montagem até junho do próximo ano.
Cinco modelos disputaram a atenção do público durante o Salão do Automóvel. Dois com motor 1.6, dois GTI com motor 1.8 T e um com motor 2.0. O Novo Golf é o primeiro automóvel em sua classe a oferecer 12 anos de garantia contra ferrugem, devido à construção da carroçaria, inteiramente zincada.
O Golf está na quarta geração, bem maior que o antecessor em comprimento, largura e na distância entre eixos. Mede 4.149 mm de comprimento, 1.735 mm de largura, com entre-eixos de 2.511 mm. Com isso foi possível privilegiar o conforto. O coeficiente aerodinâmico (Cx) também melhorou: apenas 0,31.
Na relação de equipamentos de série a empresa deu destaque para a segurança. Além de air bags e side bags (bolsas de ar inflável na frente e na lateral, respectivamente), a montadora conseguiu enrijecer a célula lateral do banco do acompanhante, nas áreas das colunas A, B e C, e pôs barras transversais nas portas para proteção contra choques laterais.
O tanque de combustível agora está colocado à frente do eixo traseiro, fora da área de deformação do veículo. O encosto do banco de trás pode resistir à pressão de volumes transportados no porta-malas, sem se deformar.
O modelo incorpora, de série, banco traseiro equipado com dois apoios de cabeça e, conforme a versão de acabamento, a opção de apoio de braço, três apoios de cabeça e cinto de segurança central de três pontos. Sob o banco traseiro, dos dois lados, existem dispositivos para fixação de assentos de bebê. O sistema liga as cadeirinhas firmemente à carroçaria, sem necessidade de afivelamento do cinto de três pontos.
Os modelos que foram expostos no Salão apresentavam três tipos de motorização, todos de quatro cilindros em linha, a gasolina. A versão básica tem motor 1.6, com bloco construído em alumínio, que gera 100 cv a 5.600 rpm e torque máximo de 14,8 kgfm a 3.800 rpm. O modelo com motor 2.0 tem 115 cv a 5.400 rpm e torque de 16,9 kgfm a 2.600 rpm. A versão GTI tem motor 1.8 T (turbo), com 150 cv a 5.700 rpm e torque de 21,4 kgfm desde 1.750 até 4.600 rpm.


