Da Redação
A novidade da Honda que começa a chegar este mês nas concessionárias é o novo utilitário-esportivo CR-V, um veículo de uso misto, montado sobre a plataforma de automóvel, e equipado com tração 4x4.
O modelo, fabricado na unidade de Sayama, no Japão, é destinado ao público jovem e pequenas famílias, que necessitam de um veículo versátil. NA sigla CR-V (Comfortable Runabout Vehicle), ‘‘Runabout’’ significa ‘‘correr para todos os lados’’, o que exemplifica a finalidade do modelo da Honda.
Uma das maravilhas eletrônicas do CR-V é a tração nas quatro rodas do tipo ‘‘Real Time’’ (em tempo real), injeção eletrônica multiponto programada, sistema de transmissão automática que controla a mudança de marcha de acordo com a situação e a suspensão.
A maior parte do tempo o modelo utiliza apenas a tração dianteira. Em terrenos molhados e escorregadios, quando necessita de mais aderência, automaticamente o mecanismo transfere a tração para as quatro rodas.
O CR-V pode ser equipado tanto com a transmissão manual de cinco marchas, cuja alavanca é instalada no assoalho, quanto a automática de quatro velocidades, localizada na coluna de direção.
Outra inovação da transmissão automática é o sistema ‘‘Grade Logic Control’’, que controla a mudança de marcha de acordo com a situação. Nas subidas, o sistema seleciona a marcha e retém a mais baixa, já nas descidas e na frenagem reduz para utilizar o freio motor.
O utilitário-esportivo da Honda conta também com suspensão de estrutura dupla nas quatro rodas, uma concepção tecnológica que possibilita um rodar suave nas condições mais adversas de piso. Esse sistema permite que cada roda se mova independentemente sobre obstáculos, mantendo cada uma o máximo possível na posição vertical em curvas, garantindo um contato uniforme e maior aderência dos pneus junto ao solo em qualquer situação de carga.
A Honda demonstrou preocupação com a segurança no CR-V, equipando o modelo com sistema de freios ABS, moderno e eficiente, com resposta ao mínimo toque nos pedais. Outro diferencial é a rígida carroceria, com zonas de deformação que, em caso de acidente, dissipam a energia do choque.
Na parte interna, o utilitário-esportivo conta com os principais equipamentos. O interior amplo e o assoalho plano facilitam a movimentação dos cinco passageiros. Entre os destaque do interior estão os encostos dos assentos dianteiros com mecanismos de reclinação até a posição horizontal, oferecendo a possibilidade de descanso para o ocupante.
A porta do compartimento de bagagem abre-se lateralmente, enquanto o vidro superior abre-se para cima ao comando de uma tecla no painel. O porta-malas traz uma tampa no assoalho que, quando retirada, pode ser convertida em mesa de piquenique.
A vantagem do CR-V ser construído a partir da plataforma de um sedã, além de facilitar o acesso ao interior do veículo, devido a altura do chassi até o solo – de 20,5 cm –, assegura grande estabilidade, pois seu centro de gravidade é mais baixo que em outros veículos da sua categoria.
O Honda CR-V está disponível pelo preço de R$ 66.800, na versão mecânica, e R$ 69.340, na versão automática.Utilitário-esportivo da Honda traz tração 4x4 e é montado sobre plataforma de automóvel
Fotos: Divulgação‘‘Runabout’’, da sigla CR-V (Comfortable Runabout Vehicle), significa ‘‘correr para todos os lados’’O utilitário-esportivo da Honda conta com air bags duplos, freios ABS e um belo acabamento internoNo CR-V, a porta do bagageiro abre-se lateralmente, enquanto o vidro superior, abre-se para cima. O interior amplo e o assoalho plano do novo Honda CR-V facilitam a movimentação de até cinco passageiros