Uma montadora com capacidade para montar 27 mil veículos comerciais – destinados ao transporte de cargas e passageiros – por ano. Esse é o resultado da ‘‘joint venture’’ (associação) entre as empresas Fiat e Iveco – pertencem ao mesmo grupo na Itália –, que estão produzindo 13 diferentes versões dos produtos Fiat Ducato e Iveco Daily. A unidade montadora foi inaugurada no último dia 10 de novembro, na cidade mineira de Sete Lagoas.
O volume de componentes nacionais está na faixa de 50%, mas a meta é atingir 80% até o final do próximo ano. Mesmo com produção em solo nacional, os novos modelos não terão seus preços reduzidos. Quem explica é Gianni Coda, engenheiro superintendente da Fiat para a América Latina: ‘‘Nossa política de preços não é ligada ao dólar, mas aos preços de mercado’’.
Coda vai mais longe:‘‘o líder do segmento é o modelo Sprinter da Mercedes-Benz. Nossos preços estão alinhados com esse concorrente. O fato de produzir no Brasil ou fora não é importante. A produção local ajudará a ajustar nossas contas, que não têm sido vantajosas’’, conta o engenheiro. Os preços dos produtos estão entre 11% e 15% mais baixos que o concorrente da Mercedes-Benz. Vale lembrar que o produto de entrada de mercado nesse nicho é a Kia Besta e seus derivados.
De acordo com os fabricantes, a participação do Fiat Ducato e do Iveco Daily no País ‘‘é bastante significativa’’. O Ducato detém 9% do segmento de furgões grandes no Brasil. Já o Daily conquistou 30% do mercado de caminhões leves, entre 3,5 e 6 toneladas, e 14% do setor de transporte de passageiros, até outubro deste ano. Para 2001 a meta da Fiat é abocanhar 15% do segmento de furgões grandes. Já a Iveco quer uma participação de 35% no próximo ano.
Em 2001 as duas empresas pretendem atingir o máximo de 27 mil unidades produzidas por ano – na proporção de 60% Ducato e 40% Daily –, entre os seguintes modelos e versões: Ducato – Combinato, Minibus, 15 Vetrato Teto Alto, 15 Vetrato Teto Baixo, 15 e Maxi; Daily – 35.10 Chassi-cabine, 35.10 Furgão, 49.12 Chassi-Cabine, 49.12 Furgão, 49.12 Scudato e 40.12 Maxi Van.
Como se tratam de veículos destinados para atividades diferentes, Ducato e Daily têm linha de funilaria e montagem próprias. Para se ter uma idéia, os veículos Ducato têm carroceria do tipo monobloco, enquanto os produtos Daily contam com chassi independente da carroceria. É preciso dizer que as peças são estampadas na Itália, já que não existe uma unidade de estamparia na montadora de Sete Lagoas.
Agora o Ducato é o primeiro furgão do segmento produzido no Brasil. Como principais destaques podem ser citados o motor Sofim 2.8 turbodiesel com injeção direta. Esse motor gera 103,3 cv de potência máxima a 3.600 rpm, com torque de 24,5 kgfm a 1.900 rpm. Possui tração dianteira – único do segmento; capacidade de carga útil – as versões de carga oferecem duas classes de carga útil: 1.530 kg (versão 15) e 1.600 kg (versão Maxi); dois tipos de carroceria – fechada e envidraçada; porta lateral corrediça fabricada em duas alturas; e porta traseira fabricada também em duas alturas; devido à ausência do eixo cardan, todas as versões têm piso mais baixo, facilitando o acesso ao interior.
Na linha Iveco Daily o pequeno e robusto caminhão é destaque no segmento entre 3,5 e 6 toneladas. Está equipado com o motor de 2.8 litros turbodiesel com 103,3 cv ou turbo-intercooler com 122 cv de potência (dependendo da versão). Além das versões Chassi-cabine e Furgão, já vendidas no País (importadas da Itália), o Iveco Daily estréia no segmento de veículos para transporte de passageiros, com o lançamento da Maxi Van e do Scudato.