Na Estrada
Eletra e Mitsubishi produzem o primeiro ônibus elétrico brasileiro
A Eletra, empresa brasileira especializada em veículos de transporte urbano com tração elétrica, e as japonesas Mitsubishi Heavy Industries e Mitsubishi Corporation lançam o E-Bus, primeiro ônibus elétrico brasileiro movido 100% a baterias. O veículo tem autonomia operacional de 200 km, considerando recargas rápidas, e estará em testes no Corredor ABD, na Grande São Paulo, administrado pela concessionária Metra. Com chassi Mercedes-Benz, carroceria Induscar/Caio e motor elétrico WEG, o veículo articulado, com ar-condicionado e capacidade para 150 passageiros, é o primeiro ônibus elétrico a baterias com 18 metros de comprimento no mundo. Estará operando no trecho Diadema Brooklin e as baterias poderão ser recarregadas no terminal, de acordo com a necessidade da operação.
Ford equipa Fusion híbrido com tecido à base de plantas
O Salão do Automóvel de Los Angeles, que termina no próximo domingo, vai mostrar o resultado da parceria Ford e Coca-Cola ao apresentar o Fusion Híbrido com revestimento interno de tecido renováveis a base de plantas, tecnologia introduzida nas embalagens utilizadas pela gigante dos refrigerantes, em 2009. Ao empregar o uso do novo tecido automotivo, com até 30% de material vegetal, nos assentos, encostos, apoio de cabeça e painéis das portas do Fusion Híbrido plug-in, a Ford dá mais um passo em relação à sustentabilidade de seus produtos. O projeto da Ford é o primeiro que usa material com a tecnologia PlantBottle fora da indústria de pets. Hoje, a matéria-prima das garrafas de plástico já é, parcialmente, feita de materiais oriundos de plantas, em substituição ao uso convencional de tereftalato de polietileno, um polímero a base de petróleo.
Toyota prorroga inscrições para concurso cultural
As inscrições para o "Toyota Dream Car Art Contest", concurso cultural promovido pela Toyota, com apoio da Fundação Toyota do Brasil, foram prorrogadas até 14 de dezembro. A iniciativa vai selecionar os autores dos melhores desenhos com o tema "O carro dos sonhos". Os participantes concorrem por faixa etária nas seguintes categorias: de 4 a 7 anos, de oito a 11 anos e de 12 a 15 anos. Os desenhos deverão ser entregues nas concessionárias da Toyota também até esta data. Crianças de todo o Brasil poderão participar e concorrer a uma viagem para conhecer a matriz da montadora no Japão. O regulamento está disponível no site www.toyotadreamcar.com.br.





