Motor V8 fornece 315 cv ao XC90
PUBLICAÇÃO
sábado, 21 de maio de 2005
Da Redação 
A Volvo inicia a comercialização do Volvo XC90 equipado com motor V8. O carro, que fez sua estréia mundial no Salão de Paris em setembro de 2004, é o primeiro modelo da marca a oferecer este tipo de motor. Desde 1927 a Volvo não produzia um propulsor V8.
Para garantir menores dimensões, o motor foi construído com um ângulo de apenas 60 graus entre os cilindros - ao contrário dos convencionais 90 graus. O resultado é um V8 que tem apenas 754 mm de comprimento e 635 mm de largura - o mais compacto no mercado comparado aos motores de volume equivalente. Em consequência destas dimensões compactas e do fato de o bloco e a cabeça do cilindro serem moldados em alumínio, o novo V8 de 4.4 litros pesa apenas 190 kg e gera 315 cv.
A potência do motor V8 da Volvo, passa por uma transmissão automática de seis velocidades totalmente nova, dimensionada para segurar o torque alto. Segundo a marca, o XC90 acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e atinge os 210 km/h de velocidade máxima. No Brasil, o XC90 V8 está sendo oferecido a R$ 365 mil. A versão T6 de 272cv custa R$ 300 mil.


