SONHO PRÓXIMO Motor de 1.6 litro deixa A3 mais barato Tentativa da marca é tornar o modelo mais acessível ao consumidor, sem abrir mão da classe e do conforto Fotos: DivulgaçãoOPÇÃO ECONÔMICAO Audi A3 1.6 já está sendo vendido por R$ 37.900, com duas portas, e R$ 39.500, com quatro portas; o novo motor da Audi gera 101 cv e pode levar o carro aos 188 km/h de velocidade máxima Da Redação Mais barato, mas com a mesma classe. Essa é a intenção da Audi ao lançar no mercado brasileiro o modelo A3 equipado com motor de 1.6 litro. A nova versão do carro paranaense já está disponível nas lojas ao preço de R$ 37.900, para o modelo com duas portas, e R$ 39.500, para o de quatro portas. A marca garante que o luxo e o refinamento do modelo é o mesmo aplicado nas versões superiores, que adotam motores de 1.8 litro. Para justificar o preço que, apesar de mais barato, distancia-se um pouco dos concorrentes como o Chevrolet Astra, VW Golf e Fiat Brava, a Audi oferece equipamentos de série exclusivos para o A3 com motor 1.6. Entre os mais requisitados, estão os freios a disco nas quatro rodas, com sistema ABS de quinta geração, duplo air bag frontal, ar condicionado inteligente, direção hidráulica ajustável e bloqueio central das portas por radiofrequência, o que permite o acionamento independente da chave estar apontada para o carro. O desempenho do modelo sofreu uma queda, mas mesmo assim ainda é aceitável para o trânsito urbano e rodoviário. Com quatro cilindros em linha, injeção multiponto e coletor variável, o motor 1.6 desenvolve 101 cv de potência, o suficiente para fazer o Audi A3 acelerar de 0 a 100 km/h em 11 segundos e alcançar a velocidade máxima de 188 km/h. No quesito consumo, o ponto é positivo para a nova motorização. Segundo dados da Audi, a versão 1.6 do A3 consome um litro de gasolina para rodar, em média, 9,5 quilômetros na cidade. Na estrada, o carro faz 16,9 km.l. O Audi A3 também vem equipado com regulagem elétrica de altura dos faróis, bancos dianteiros com regulagem de altura, antena destacável e rodas de liga leve. Opcionalmente, o consumidor pode equipar o modelo com teto solar, bancos de couro, som ‘‘Bose’’ e air bags laterais. O câmbio é de cinco marchas de acionamento manual e a suspensão é do tipo McPherson na dianteira e com barra estabilizadora na traseira. A segurança passiva do modelo foi mantida. O Audi A3, em caso de colisão, tem deformação programada nas partes dianteira e traseira, além de contar com barras de proteção nas portas e reforço no piso, coluna de direção e bancos. O modelo foi considerado como o mais seguro em ‘‘crash-test’’ entre doze carros do seu segmento na Europa, em simulação realizada pelo Automóvel Clube Europeu e publicado na revista alem㠑‘Stern’’.