Montadoras estão de olho na venda da coreana Daewoo
PUBLICAÇÃO
sábado, 11 de março de 2000
Montadoras estão de olho na venda da coreana Daewoo France Presse Num esforço para recuperar pelo menos parte dos US$ 82 bilhões devidos pela Daewoo, os bancos estão planejados leiloar 22 das afiliadas da marca coreana, que produzem carros, caminhões, navios, têxteis e pesticidas. A Daewoo Motor, a segunda maior produtora de automóveis da Coréia do Sul e principal motor da expansão global do conglomerado, foi colocada à venda no último mês. A GM, que já tem alguma penetração na Ásia onde é sócia da Subaru, Isuzu e Suzuki, confirmou que entrará na disputa. A Ford Motor Co., que controla as operações da Mazda, também considera esta possibilidade. A mídia sul-coreana disse que a DaimlerChrysler, a Fiat e a Volkswagen também estão interessadas e a Hyundai Motor, que detém 70% do mercado de carros sul-coreano com sua irmã Kia Motors, expressou interesse em encontrar um parceiro estrangeiro para fazer uma oferta conjunta. Se a Ford vencer o leilão da Daewoo, pode ameaçar a liderança mundial da GM no setor. A GM vende atualmente mais de 8 milhões de veículos ao redor do mundo por ano, enquanto as vendas da Ford estão abaixo dos 7 milhões. As fábricas da Daewoo Motor produziram 758.500 carros e caminhões em 1999. À primeira vista, a compra da Daewoo Motor não parece um bom negócios, já que suas dívidas somam US$ 16,3 bilhões. Mas sua aquisição traria acesso ao fechado mercado automotivos da Coréia do Sul, onde a compra de um carro doméstico é geralmente sinônimo de patriotismo. Apenas cerca de 2.300 dos 910 mil carros comprados no país no ano passado foram importados. A Daewoo Motor tem fábricas na China e em uma dúzia de outros países, entre eles a Índia, Vietnã, Irã, Usbequistão, Polônia e Romênia. A empresa vendeu 187.039 carros e caminhões na Polônia no ano passado, ultrapassando a Fiat e tornando-se a principal produtora de veículos no país.