Montadoras estão de olho na venda da coreana Daewoo France Presse Num esforço para recuperar pelo menos parte dos US$ 82 bilhões devidos pela Daewoo, os bancos estão planejados leiloar 22 das afiliadas da marca coreana, que produzem carros, caminhões, navios, têxteis e pesticidas. A Daewoo Motor, a segunda maior produtora de automóveis da Coréia do Sul e principal motor da expansão global do conglomerado, foi colocada à venda no último mês. A GM, que já tem alguma penetração na Ásia onde é sócia da Subaru, Isuzu e Suzuki, confirmou que entrará na disputa. A Ford Motor Co., que controla as operações da Mazda, também considera esta possibilidade. A mídia sul-coreana disse que a DaimlerChrysler, a Fiat e a Volkswagen também estão interessadas e a Hyundai Motor, que detém 70% do mercado de carros sul-coreano com sua irmã Kia Motors, expressou interesse em encontrar um parceiro estrangeiro para fazer uma oferta conjunta. Se a Ford vencer o leilão da Daewoo, pode ameaçar a liderança mundial da GM no setor. A GM vende atualmente mais de 8 milhões de veículos ao redor do mundo por ano, enquanto as vendas da Ford estão abaixo dos 7 milhões. As fábricas da Daewoo Motor produziram 758.500 carros e caminhões em 1999. À primeira vista, a compra da Daewoo Motor não parece um bom negócios, já que suas dívidas somam US$ 16,3 bilhões. Mas sua aquisição traria acesso ao fechado mercado automotivos da Coréia do Sul, onde a compra de um carro doméstico é geralmente sinônimo de patriotismo. Apenas cerca de 2.300 dos 910 mil carros comprados no país no ano passado foram importados. A Daewoo Motor tem fábricas na China e em uma dúzia de outros países, entre eles a Índia, Vietnã, Irã, Usbequistão, Polônia e Romênia. A empresa vendeu 187.039 carros e caminhões na Polônia no ano passado, ultrapassando a Fiat e tornando-se a principal produtora de veículos no país.