Montadoras adotam projetos
ambientais e exigem adaptação
Além de veículos menos poluentes, empresas apostam na reciclagem de materiais para se adequar à Lei AmbientalPela primeira vez, se começa a falar no Brasil em preservação do meio ambiente sem discursos ecologicamente corretos e fanatismos desmedidos. Atingindo as esferas empresarias, a política de gerenciamento ambiental ganhou espaço de destaque e se transformou num dos principais mecanismos de aumento de produtividade e rentabilidade de uma empresa.
Com a sanção da Lei Ambiental 9.605, em fevereiro de 1998, o assunto ganhou nova abordagem, com metas mais rigorosas e condizentes com a realidade brasileira.
AdequaçãoO resultado destas mudanças já começa a ser observados nas principais montadoras instaladas, e em processo de instalação no País, além de envolver todo o setor de autopeças.
No Paraná, por exemplo, a recente instalação da montadora da Volkswagen/Audi revela esta tendência. A empresa investiu pesado para adotar o sistema de pintura à base de água, que reduz cerca de 60% o volume de solventes químicos, normalmente utilizados no processo de pintura. Além disso, foram cerca de R$ 2 milhões destinados à construção de uma estação de efluentes, que trata separadamente os esgotos industrial e doméstico.
Assim como a VW, empresas como a General Motors, Fiat, Toyota e Mercedes-Benz estão apostando nos programas semelhantes para eliminar agressões ao meio ambiente através do tratamento hídrico, reciclagem de materiais, reflorestamento, educação ambiental e exigência da adoção da mesma política por parte de seus fornecedores.

mockup