Três minivans disputam palmo a palmo o gosto das famílias brasileiras: Renault Scénic, Chevrolet Zafira e Citroen Picasso. São altas, modernas, atraentes, proporcionam espaço de sobra, oferecem um amplo porta-malas e uma praticidade jamais vista em outros tipos de veículos.
O que difere um modelo do outro, além do estilo, são alguns detalhes como os motores e equipamentos de série. De ruim mesmo, só o preço, que varia entre as marcas, mas que vai de R$ 36 mil até R$ 52 mil, um tanto caro para quem já tem filhos. Para saber quais são os detalhes e as vantagens de cada modelo, veja a seguir as diferenças básicas entre eles:
PRODUÇÃO
Os três modelos são produzidos no Brasil e derivam de automóveis já conhecidos do público. A Scénic, apesar de ter sido redesenhada e ganhar um novo visual no ano passado, é fabricada no Paraná desde março de 1999 e utiliza a mesma plataforma da linha Mégane. A Zafira, que tem como base o Astra, sai das linhas de produção da GM em São Caetano do Sul (SP). Já a Picasso, derivada do sedã Xsara, começou a ser produzido no começo de maio de 2001 em Porto Real, no Rio de Janeiro.
VISUAL
A Zafira é a minivan que apresenta o desenho mais conservador entre os três modelos. Diferentemente da Picasso e da Scénic, ela traz linhas mais retas e sem exageros. O modelo é o preferido dos motoristas mais discretos.
As linhas atuais e arredondadas da Scénic, principalmente na dianteira, com a grade em forma de colméia e com os faróis maiores de lente transparente, provoca opiniões diferentes no público. Há quem goste, há quem odeie.
Porém, o visual mais ousado é da Picasso. A curvatura da carroceira, bastante oblíqua, proporciona um design bem diferente dos dois concorrentes. O efeito, além do estético, gera uma ampla área envidraçada e ótima visibilidade ao motorista. Nesse quesito, aliás, as três vans oferecem uma visão privilegiada do mundo exterior.
INTERIOR
A possibilidade de poder configurar o espaço interno de acordo com as necessidades do consumidor é a maior vantagem das três vans.
Em termos de passageiros, a Zafira é a que apresenta maior vantagem. O modelo é o único capaz de acomodar até sete passageiros, contra os cinco possíveis na Scénic e na Picasso. Assim, a capacidade de carga pode variar de 150 litros (com os sete passageiros) para até 1.700 litros (com apenas dois passageiros). Com cinco cinco passageiros, o porta-malas agrupa até 600 litros de bagagem.
Já o interior da Scénic é modular, ou seja, pode-se configurar o espaço conforme o uso. Os bancos são independentes e podem ser rebatíveis, dobráveis e até retirados. Transportando apenas o motorista e o passageiro, a capacidade do porta-malas da Scénic é de 1.800 litros.
A Picasso tem a maior capacidade de carga entre as vans. Pode carregar até 2.128 litros de carga no porta-malas. Outra vantagem da van da Citroen é um simpático carrinho de feira, dobrável e que não ocupa muito espaço no porta-malas. Como na Scénic, os bancos traseiros podem ser rebatidos, dobrados e retirados.
SEGURANÇA
Todos os modelos oferecem air bag e freios ABS. No caso da Scénic e da Picasso esses itens são de série. A Picasso vem com quatro air bags (dois frontais e dois laterais para o motorista e passageiro da frente). Na Zafira são vendidos apenas como opcionais.

mockup