Mercedes apresenta o novo Classe A
PUBLICAÇÃO
sábado, 26 de junho de 2004
Da Redação<br> Mauricio Della Barba 
A Mercedes-Benz preferiu não esperar até o Salão de Paris, que acontece em setembro, para mostrar a nova geração do Classe A. As primeiras imagens da segunda geração do modelo foram reveladas esta semana na Alemanha e mostram um carro completamente renovado. As novidades porém ficarão restritas apenas para o mercado europeu. No Brasil, o Classe A - atualmente produzido em Minas Gerais - receberá apenas um ''face-lift'' no visual. O lançamento da linha 2005 da Mercedes para o mercado brasileiro está agendada para o começo de julho.
O novo Classe A se diferencia logo na configuração da carroceria. A Mercedes oferecerá duas opções diferentes: uma de cinco portas e outra de três, cujo alvo será o público jovem.
As alterações visuais estão perceptíveis na frente, com faróis redesenhados e mais afilados e uma uma nova grade de radiador. Em relação ao seu antecessor, o Classe A cresceu 232 mm em comprimento e 45 mm em largura. A capacidade do porta-malas é de 1.350 litros, o que corresponde a um aumento de 15%, em relação à primeira geração do modelo.
A nova geração do Classe A oferecerá, como itens de série, um novo sistema de amortecimento seletivo, o qual se adapta, automaticamente, às condições do piso.
Internamente, o carro passa a oferecer mais conforto. O espaço para os ombros dos ocupantes cresceu 97 mm; o destinado aos cotovelos aumentou 95 mm e a distância entre os bancos da frente e os de trás chega agora a 805 mm.
Comparativamente aos seus antecessores, os motores que equipam o novo Classe A, tanto os diesel como os a gasolina, viram as suas performances aumentar até 38%. Serão disponibilizadas três versões a gasolina (A 150 de 95 cv; A 170 de 115 cv e A 200 de 136 cv) e três a diesel (A 160 CDI de 82 cv; A 180 CDI de 109 cv e A 200 CDI de 140 cv). Todos eles poderão ser associados à uma caixa de câmbios automática, denomindada Autotronic.
Segundo a Mercedes, as primeiras unidades do novo Classe A estarão disponível, nos principais mercados europeus, a partir de outubro deste ano.


