Mercado de usados bate recorde de vendas em 1999
PUBLICAÇÃO
domingo, 16 de janeiro de 2000
Agência Estado
De São Paulo
O mercado de veículos usados registrou recorde de vendas em 1999 com a comercialização de 645.466 unidades no Estado de São Paulo. Dezembro do ano passado foi o mês de maior venda de carros usados 62.724 unidades, desde 1993, quando foram iniciadas as pesquisas sobre o setor. A análise foi feita pela Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado de São Paulo (Assovesp) e o Sindicato do Comércio Varejista de Veículos Automotores Usados no Estado de São Paulo (Sindiauto).
As vendas de usados no ano passado apresentaram crescimento de 42,90% em relação a 98, quando foram comercializadas 451.675 unidades. O presidente da Assovesp/Sindiauto, George Assad Chahade, atribui o recorde de vendas dos usados em 99 a vários fatores.
Entre eles estão o preço alto dos carros zero-quilômetro; as taxas de juros equivalentes entre novos e usados; a remigração dos consumidores do mercado informal (feiras, particulares etc.) para o legal (lojas legalmente estabelecidas), que acabam sendo protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor.
Chahade também acrescenta que os preços dos usados estão mais acessíveis. Enquanto os modelos zero-quilômetro chegaram a ter altos reajustes em seus preços, os usados registraram uma desvalorização de -0,98% em 1999, disse.
Segundo as pesquisas do departamento econômico das entidades, a faixa de maior comercialização em 99 foi de modelos com preços situados entre R$ 10 mil e R$ 15 mil.
O Gol CL 97 foi o carro usado mais vendido em 1999. Já o Corsa Wind foi o popular usado mais comercializado do ano. No ranking dos mais valorizados, o Kadett SLE 92 aparece em primeiro lugar com 8,70% e o Corsa Wind 95, com 8,16%, destaque entre os populares usados.
O Uno CS 92 foi o modelo usado mais desvalorizado do ano com uma redução em seu preço de -0,90%, e o Gol Plus 97 registrou a maior queda de preço entre os populares, -0,40%.

