É surpreendente o número de carros velhos em circulação nas grandes cidades. E, geralmente, eles estão associados à maior poluição e são apontados como um dos principais responsáveis pela lentidão no trânsito, pois andam devagar e quebram com maior facilidade.
Para os donos de oficinas, não é bem assim. Para eles, o segredo não está na idade dos carros e, sim, nos cuidados que os proprietários têm com a manutenção. Quem prefere pagar pelo sossego de ter um modelo zero-quilômetro, atualmente mais acessível com os financiamentos de longo prazo e prestações menores, é bom fazer as contas antes e lembrar que, mesmo sendo novos, eles também precisam passar pelas revisões mecânicas. Por isso, não adianta se apertar com as prestações do carro novo. Fazer revisão indicada no manual é imprescindível para dar vida longa ao veículo.
Portanto, é melhor prevenir que remediar. Leve sempre o veículo até a concessionária para passar pelas revisões necessárias, mesmo depois que vencer a garantia. Evite levar o automóvel ao mecânico somente quando os problemas começarem a aparecer. Além disso, não adie pequenos consertos. Pode sair caro a longo prazo.
Vale também lembrar de algumas outras dicas, como usar sempre combustível de boa qualidade, trocar o óleo do motor nos prazos indicados e seguindo as especificações do manual do veículo, lavar a carroceria pelo menos uma vez por mês, para preservar a pintura, manter os pneus calibrados e suspensão em ordem e não forçar o carro quando o motor ainda estiver frio. Esses cuidados podem ajudar seu carro é ter vida mais longa.