LANÇAMENTO
Nissan March 1.6 chega às concessionárias
A Nissan começa a vender a versão 1.6 do compacto March, o primeiro modelo popular japonês do Brasil. Com extensa lista de equipamentos de série e preços muito competitivos, o March 1.6 16V Flex Fuel é oferecido em três versões de acabamento: 1.6S, 1.6SV e 1.6SR. Com preço sugerido de R$ 35.890 para a versão de entrada, a 1.6 S, o modelo traz de série airbag duplo, direção elétrica progressiva, ar-condicionado, ajuste de altura do banco do motorista, ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, computador de bordo, entre outros. Além do custo-benefício, reforçado pela garantia de 3 anos sem limite de quilometragem e pelos 2 anos de assistência 24h gratuita do Nissan Way Assistance, o March tem o moderno motor 1.6 16V Flex Fuel (1.598 cm³) de alumínio, que gera 111 cv de potência a 5.600 rpm (gasolina/etanol) e torque de 15,1 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol). Com este propulsor, o March 1.6 16V vai de 0 a 100 km/h em 9,88 segundos (gasolina) e 9,49 segundos (etanol), e a velocidade máxima é de 191 km/h.
Lâmpada halógena com tonalidade similar a xenon
A Osram, líder mundial em iluminação automotiva, acaba de lançar a lâmpada Cool Blue Intense. Diferente do modelo Xenarc de mesmo nome, a novidade tem tecnologia halógena, o que a permite ser instalada em qualquer veículo, porém com a mesma temperatura de cor das lâmpadas xenon originais de fábrica: 4.200K, 200 a mais que a versão anterior. Outra vantagem é que a nova lâmpada emite até 20% mais luz que as halógenas tradicionais, o que aumenta a segurança durante o ato de dirigir. A luz branca brilhante emitida pela novidade, além de criar um efeito harmonioso no conjunto ótico do farol, reduz a fadiga ocular dos condutores. O produto é homologado conforme a norma européia ECE, que atende à resolução do Contran, e está disponível nos modelos H1, H3, H4, H7, H11, HB3, HB4 e W5W.
Tecnologias mais eficientes
A Fiat e a FPT Industrial assinaram nesta semana um acordo com o Inmetro para uma parceria no desenvolvimento de tecnologias mais eficientes para processos produtivos, combustíveis, motores e transmissões. O documento também foi assinado pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. O objetivo da iniciativa é promover a cooperação técnico-científica, no intercâmbio de informações técnicas e na realização conjunta de programas de apoio à pesquisa e desenvolvimento em Combustíveis e Lubrificantes, Materiais e Nanotecnologia, Prestação de Serviços e Aprendizado. Mais de R$ 4 milhões serão investidos para a realização das pesquisas. O acordo é uma evolução do protocolo de intenções assinado em fevereiro. Entre os programas a serem desenvolvidos estão a aplicação de óleo vegetal in natura (SVO) como combustível para motores do ciclo diesel e a pesquisa de novas tecnologias de fluidos de corte integral a serem utilizadas no processo de usinagem das engrenagens das transmissões.





