Agência Estado
Os japoneses continuam investindo pesado no mercado norte-americano, o maior do mundo, que alcançou, em 1999, o recorde de 17 milhões de veículos. Somente Toyota e Honda conseguiram juntas em 1999, 18,5% das vendas de veículos nos EUA. A direção mundial da Toyota anunciou, em Detroit, planos de aumentar as vendas mundiais em 30%. O mercado americano está inserido neste projeto. Na fábrica de Indiana, serão investidos US$ 800 milhões para elevar a capacidade anual naquele país em mais 200 mil unidades.
Somente a Toyota vendeu no mercado americano, em 1999, 1,465 milhão de carros, volume maior do que o mercado brasileiro inteiro.
Para a Honda, o mercado americano é maior do que o do Japão. Em 1999, a empresa vendeu 1,05 milhão de veículos para os americanos. ‘‘Nossa estratégia é produzir nos mercados onde mais vendemos’’, disse o chefe de Assuntos Corporativos, Christopher Rogers.
A coreana Hyundai contabilizou aumento de vendas de 78% nos Estados Unidos em 1999.