A idéia não é nova, porém continua sendo interessante. Tamanha é a venda de combustível adulterado no País que se faz necessário um detector portátil de combustível. O invento, do empresário Walter Maiolino, foi projetado para analisar a pureza do álcool, gasolina, óleo diesel, querosene e até gasolina para aviação.
Sua maior vantagem é que pode ser transportado tanto no porta-luvas como instalado na entrada do tanque de combustível dos veículos. A idéia surgiu quando o empresário descobriu que todo o sistema de aferição existente no mercado estava limitado apenas aos postos e as distribuidoras.
O aparelho, batizado de ''Flex Power Detector'', é capaz de alertar o consumidor antes do abastecimento, se o combustível está ou não adulterado.
O funcionamento é simples: na hora de abastecer, o frentista enche um recipiente de aproximadamente 10 ml de combustível, localizado na entrada do bocal do tanque. Um sensor de altíssima precisão e sensibilidade analisa o líquido e envia os dados coletados a uma central que por sua vez já está programada com o combustível padrão da ANP (Associação Nacional do Petróleo). Caso a mistura no combustível não for a padrão, a central automaticamente avisa o consumidor através de um indicador instalado no painel.
''Quase 20% dos postos de combustíveis no país trabalham com combsutível adulterado. Ninguém aguenta mais conviver com essa situação, e lógico quem acaba saindo sempre no prejuízo, somos nós consumidores'', desabafa Maiolino, explicando as razões de seu invento.
A intenção do empresário agora é que a tecnologia passe a fazer parte como item de série nos automóveis e caminhões vendidos no Brasil. Caso fosse fabricado em série, Maiolino avredita que o custo final da engenhoca para o consumidor seria em torno de R$ 100. Maiores detalhes sobre o equipamento podem ser obtidas na Internet, através do site www.flexpower.com.br.