DivulgaçãoCorsa
A General Motors do Brasil decidiu fabricar o modelo Corsa também no Complexo Industrial de Sao Caetano do Sul, na região industrial do ABCD paulista. Atualmente, já estão sendo concluidas as corridas-pilotos e iniciadas as primeiras etapas de pré-producão, procedimentos que antecedem o início oficial da fase de montagem em série. ‘‘Nossas operacões no Brasil exigem flexibilidade permanente na montagem de veículos e, agora, diante da necessidade de incrementarmos a producão de pick-ups, utilitários-esportivos e caminhões em Sao José dos Campos, decidimos remanejar parte da linha Corsa aqui para São Caetano do Sul’’, explicou Josá Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GMB. Segundo ele, a montagem dos atuais modelos da linha Corsa continuará inalterada no Complexo Industrial de São José dos Campos, na região do Vale do Paraiba (SP), sem implicar portanto, no momento, em qualquer redução de mão-de-obra naquela unidade.

Corsa Wind
A montagem de veículos da GMB e feita atualmente nos Complexos de São Caetano do Sul e de São José dos Campos. Em São Caetano são montados os modelos Astra (hatchback de três portas e sedan de quatro portas) e Vectra de quatro portas; enquanto em São José, são produzidas as linhas Corsa (hatchbach de três e cinco portas, sedã de quatro portas e pick-up), pick-up S10 e utilitário esportivo Blazer, além dos caminhões da marca GMC. Nesta nova fase de montagem do Corsa em São Caetano será fabricado inicialmente o hatchback Wind de cinco portas, numa demonstracão da flexibilidade da empresa na área de engenharia de producão. Sabe-se que o índice de reclamações dos modelos produzidos em São José dos Campos é maior.

Parada
A Fiat Automóveis dará férias coletivas aos 10 mil trabalhadores da linha de montagem da fábrica em Betim (MG) entre amanhã e o dia 8 de março. A medida, segundo a montadora, tem como objetivo ajustar a produção ao mercado. Deixarão de ser produzidos no período, que inclui o feriado de carnaval, cerca de 13 mil veículos. Em janeiro, as vendas de veículos no varejo (das lojas para os consumidores) caíram 18,3%, totalizando 86.100 unidades. As fábricas, no entanto, entregaram para as concessionárias 88.236 veículos, 3,21% a mais do que no mês anterior. Fábricas e revendas tinham fechado dezembro com 117.551 unidades em estoque, equivalentes a 37 dias de vendas. Em janeiro, o encalhe caiu para 114.930 unidades mas, com a redução do ritmo de vendas, o estoque passou a representar 41 dias de vendas.

Alta
O estranho é que apesar desses resultados, as quatro maiores montadoras (Volkswagen, Fiat, General Motors e Ford) reajustaram os preços dos carros entre 0,5% e 2% a partir de janeiro alegando aumento de custos. Ao mesmo tempo, ofereceram descontos de até 16% aos consumidores para desovar estoques. Outra montadora que vai dar férias coletivas nesse mês é a Ford de São Bernardo do Campo (SP), entre amanhã e o dia 13 de março. Segundo a empresa, o motivo é a reestruturação da fábrica para receber a linha de montagem de caminhões, que será transferida do bairro do Ipiranga, em São Paulo, para o ABC.

Embraer
A direção da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) inaugurou quarta-feira seu Centro de Realidade Virtual, uma das mais avançadas tecnologias empregadas na indústria aeronáutica mundial. Esse novo sistema está equipado com um supercomputador da empresa norte-americana Silicon Graphics Inc. (SGI) e custou US$ 1,6 milhão. Essa ferramenta será usada para agilizar e aperfeiçoar os projetos dos novos jatos. A expectativa da companhia é reduzir o ciclo de desenvolvimento dos projetos dos modelos ERJ-170, de 70 lugares, ERJ-190-100, de 98 lugares, e o ERJ 190-200, de 108 lugares. E ainda reduzir o tempo de produção e os níveis de risco deste processo.
DivulgaçãoLucros
A montadora francesa PSA Peugeot-Citröen afirmou que o forte desempenho das vendas de seus carros e os custos de produção mais baixos permitiram que seu lucro líquido crescesse 51%, para 729 milhões de euros, em 1999. No ano anterior, a empresa tinha registrado um ganho líquido de 484 milhões. A PSA, a segunda maior indústria automotiva européia, perdendo apenas para a Volkswagen, informou ainda que sua receita totalizou 37,81 bilhões de euros no ano passado, o que correspondeu a um aumento de 12% em relação ao resultado de 33, 76 bilhões de euros no ano anterior. O ‘‘popular’’ Peugeot 206, lançado em 1998, foi o carro-chefe das vendas da montadora no ano passado.