Os consumidores que ajudaram o Honda Civic se tornar o sedã médio mais vendido no Brasil e que quiserem ter o carro no modelo 2002 já podem ficar atentos. Já está chegando às concessionárias Honda de todo o País o Honda Civic 2002. Quem esperava por alguma mudança, no entanto, não precisa se animar. O lançamento chega praticamente igual ao modelo 2001, que tem as características da última mudança, em sua sétima geração, ocorrida em 2000.
Apostando no sucesso do modelo, que é líder no mercado brasileiro no segmento com 13,7% de participação, a Honda não ousou maiores mudanças. As únicas alterações são a inclusão de duas novas cores (Verde Vermont e Azul Adriático - já existiam Branco Taffetá e Vermelho Milano (sólidas), Dourado Titanium, Grafite Alumi e Prata Satin (metálicas), Preto Granada (perolizada), além das novas Verde Vermont e Azul Adriático (perolizadas).
Outra mudança no Civic, que é produzido em Sumaré (SP), são os espelhos retrovisores pintados na cor do veículo, agora em todas as versões (LX MT, LX AT, EX MT e EX AT). Os preços públicos sugeridos estão entre R$ 39.704,40 e R$ 51.305,67.
O Civic oferece um conjunto altamente competitivo, além de design moderno e vários equipamentos de série, como airbag duplo, direção hidráulica, ar-condicionado, sistema de som AM/FM com CD player, trio elétrico e vidros verdes com filtro UV.
Espaço interno, conforto e grande capacidade para bagagem com porta-malas de 402 litros também são atributos do veículo. O design apresenta um toque de esportividade e robustez, com linhas atuais e marcantes, resultando em um conjunto harmônico, que se destaca pela beleza e modernidade. No interior, a qualidade do acabamento é uma das principais características. O painel de instrumentos é completo e conta com velocímetro, tacômetro e medidor de combustível, além de hodômetro parcial e total em cristal líquido. Há também diversos avisos luminosos, como das portas e do porta-malas aberto, de advertência do nível de combustível na reserva e da não utilização do cinto de segurança pelo motorista.
Entre os itens de conforto, o Civic possui botão de abertura do vidro do motorista iluminado, luz de leitura dianteira, porta-objetos nas portas dianteiras, porta-copos dianteiros (dois) e traseiro (um, na versão EX), regulagem de altura do assento do motorista, alavanca interna de abertura do porta-malas e do bocal de abastecimento e desembaçador do vidro traseiro. Um diferencial da versão EX é o piloto automático, com botões de controle junto ao volante.
A segurança continua sendo um dos pontos fortes do modelo, que é equipado com cintos de segurança de três pontos dianteiros e laterais traseiros com tensionadores automáticos acionados em conjunto com o airbag travas de segurança das portas traseiras e sistema automático antiesmagamento no vidro do motorista. O sistema de freios é composto por disco na frente e tambor atrás. A versão EX conta com ABS (Antilock Brake System) e EBD (Electronic Brake Distribution).
O desempenho do Civic é garantido por seu motor 1.7 com bloco e cabeçote em alumínio, leve, compacto, silencioso e econômico. Na versão LX, a potência é de 115 cavalos a 6.100 rpm e o torque de 15,2 kgfm a 4.500 rpm. Para a versão EX, o motor conta com a exclusiva tecnologia Honda VTEC, um sistema de variação da abertura de válvulas eletronicamente controlado. Com isso, a potência passou para 130 cavalos a 6.300 rpm e o torque para 15,8 kgfm a 4.800 rpm.
Nas vendas acumuladas de janeiro a julho deste ano, o Civic foi o sedan médio mais vendido em sua categoria, no atacado e varejo 14.381 e 14.116 unidades, respectivamente , ficando à frente de tradicionais concorrentes do mercado. A previsão da Honda para 2001 é produzir 25 mil unidades do modelo, para o mercado interno, registrando um aumento de 27% com relação a 2000 (20.568 veículos).