GM prepara lançamento para este ano
PUBLICAÇÃO
sábado, 05 de junho de 2010
Michelly Chaves Teixeira<br> Agência Estado 
São Caetano do Sul - Além do segundo modelo da família Viva, programado para setembro de 2010, e de dois sedãs para 2011, a General Motors (GM) prepara um novo lançamento em sua fábrica de São Caetano do Sul (SP). A novidade foi anunciada pelo presidente da GM para o Brasil e Mercosul, Jaime Ardila.
Esse novo modelo, conforme o executivo, será apresentado em junho de 2012. Sua produção ficará entre 45 mil e 50 mil unidades por ano. O veículo será totalmente desenvolvido no Brasil. E além de ser produzido em solo brasileiro, terá seu projeto replicado por ao menos três fábricas estrangeiras, sendo no mínimo duas na Ásia - provavelmente uma delas na Indonésia. Hoje, esta planta produz os carros Astra, Vectra e Classic.
A GM anunciou mais R$ 700 milhões em investimentos nessa fábrica, além do R$ 1,035 bilhão que já havia sido anunciado. Segundo Ardila, esses investimentos estão sendo financiados com recursos do próprio caixa da montadora. Isso não significa que, futuramente, a GM não possa utilizar empréstimos pré-aprovados que dispõe junto ao Banrisul e ao BNDES. ''Por enquanto o fluxo de caixa da GM é suficiente e não estamos usando recursos de terceiros'', disse.
Parte desse recurso servirá para expandir a capacidade produtiva da unidade de São Caetano para 280 mil carros/ano em 2012. No momento, a montadora trabalha no limite de sua capacidade, produzindo 220 mil veículos ao ano nesta fábrica, em dois turnos.
O automóvel a ser lançado em setembro deste ano, da família Viva, será o quarto da linha de produção. Serão produzidas 35 mil unidades ao ano deste modelo previsto para 2010. Já os lançamentos programados para 2011 somarão 70 mil unidades. Para acomodar esses novos modelos, a GM vai descontinuar a produção de algumas linhas produzidas hoje. Outra medida, já em curso, é transferir a produção de peças que são feitas em São Caetano para Mogi das Cruzes (SP), com vistas a abrir espaço.
A montadora também terá de decidir se abre um terceiro turno, investe mais na capacidade produtiva ou contrata mais funcionários. ''São alternativas que eventualmente podem ser usadas para os novos modelos, mas ainda não tomamos decisão nenhuma'', destacou Ardila.
Vendas
O executivo disse que a indústria automobilística deve registrar, em maio, vendas inferiores ao que espera o mercado. De acordo com ele, o comércio deve ficar entre 245 mil e 250 mil unidades neste mês. Para junho, a expectativa do executivo é de o setor vender algo em torno de 260 mil veículos.
''A recuperação será gradual. As vendas menores, talvez abaixo do que esperava o mercado, ocorrem pela ressaca pós (redução do) IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Quando se bebe muito, a dor de cabeça pode ser maior, mas passa'', brincou o presidente da GM. Para este ano, a GM espera vendas de 3,3 milhões de unidades no mercado, um pouco abaixo dos 3,4 milhões de veículos calculados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).


