A General Motors, principal fabricante de automóveis dos Estados Unidos, anunciou terça-feira um plano de reestruturação de sua produção. Empregos devem ser cortados, a forma de fabricação será revista e a sede da empresa volta para Detroit (EUA).
O responsável pela reestruturação será Richard Wagoner Jr., 45. Ele passa a ser o número dois na GM, cotado para substituir o presidente Jack Smith, 60. Sua missão será reorganizar a GM nos Estados Unidos e no mercado internacional.
A reestruturação deve terminar no ano 2001. O plano da empresa é criar sete plataformas mundiais de produção de chassis e partes básicas de veículos automotores. As fábricas locais apenas trabalhariam para montar os carros.
A medida pode produzir cortes de empregados. A United Auto Workers (sindicato dos trabalhadores automotores) deve estudar o assunto em sua próxima assembléia, ainda neste mês. A GM teve parte de sua produção paralisada em junho e julho por causa de greves.
Para reduzir a burocracia e centralizar as decisões, o quartel-geral da GM será em Detroit. Antes, era em Zurique (Suíça). Wagoner era presidente da fábrica norte-americana, a maior e mais lucrativa da corporação. Ele vai substituir Lou Hughes, alocado para o cargo de vice-presidente de novos negócios.
O anúncio da GM acontece num momento de queda nas vendas. Em setembro, foram comercializados 391.118 veículos da marca, 13.015 a menos que o mesmo período no ano passado. O problema é que o mercado automotivo nos EUA cresceu cerca de 6% na mesma comparação.
Logo após sua nomeação como presidente e chefe de operações da GM, G. Richard Wagoner Jr., disse que a montadora tem boas vendas e boas estratégias de desenvolvimento de produtos no Brasil e na Europa.
Em entrevista à cadeia de notícias CNBC, Wagoner disse que a decisão de enxugar as operações deve aumentar a eficiência da montadora e é ‘‘a medida certa na hora certa’’. O próximo passo, acrescentou, será incrementar as vendas na América do Norte e centrar foco na expansão do grupo nos mercados da América Latina e Ásia.
A nova GM Operações Automotivas, chefiada por Wagoner, tem o objetivo de criar uma estrutura mais rápida e leve, eliminando várias etapas burocráticas. A GM Operações será dividida em cinco grupos (GM Ásia, GM Europa, GM América do Norte, GM América Latina, África, Oriente Médio e Processos Globais).

mockup